13 de março de 2020

Primeiro Comunicado Oficial UNIFENAS sobre à COVID-19

COMUNICADO OFICIAL DA UNIFENAS SOBRE A COVID-19

Da redação

A UNIFENAS cumprindo seu compromisso social e baseada em evidências científicas, apoiando-se em publicações atualizadas da Organização Mundial de Saúde, Ministério da Saúde, Ministério da Educação, Sociedade Brasileira de Infectologia e Sociedade Brasileira de Patologia, informa:

- O novo coronavírus (Sars-Cov-2) é um agente relacionado a infecções respiratórias, causador da doença COVID-19, que pode apresentar quadro semelhante às síndromes gripais. Com base no conhecimento científico adquirido até o presente momento, a infecção ocorre pela entrada do vírus no trato respiratório, pelo contato com gotículas de secreções (saliva, secreções nasais).

- Isso pode acontecer por meio do contato direto com as secreções da pessoa infectada, pela tosse ou espirro, ou de forma indireta, pelo contato com superfícies contaminadas, levando-se as partículas ao nariz, aos olhos ou à boca por meio das mãos.

- Para prevenir a transmissão, recomenda-se que os membros da comunidade acadêmica adotem algumas medidas comportamentais.

Vamos a algumas delas:

- Primeiramente sem pânico;

- Mantenha-se sempre hidratado;

- Evite beijos, abraços e apertos de mãos;

- Utilize lenços descartáveis para proteger a boca e nariz ao tossir ou espirrar e posteriormente descarte-os em lixeiras;

- Não toque a região dos olhos, nariz ou boca sem antes higienizar as mãos;

- Higienize regularmente suas mãos com água e sabonete líquido;

- Nos locais que dispomos de dispensadores com álcool em gel, utilize-os;

- Evite compartilhamento de copos, garrafas e demais objetos de uso pessoal;

- Utilize recipientes individuais para o consumo de água, evitando o contato direto da boca com as torneiras dos bebedouros;

- Todos nós somos responsáveis e, por isso, procure manter os ambientes arejados por ventilação natural (portas e janelas abertas) dos locais que frequentar;

- Não propague fake news, consulte a fonte; o Ministério da Saúde possui informações confiáveis (www.saude.gov.br). Em dúvidas, não repasse!

- Alertamos que docentes, discentes e demais profissionais estejam atentos e que se apresentarem febre e sintomas respiratórios (tosse, falta de ar, coriza e outros), procurem por atendimento em serviço de saúde e, conforme recomendação médica, manter afastamento das atividades.

A UNIFENAS realiza constantemente a limpeza de todos os seus espaços acadêmicos e administrativos e adicionalmente, passará, também a efetuar a desinfecção das superfícies de seus ambientes de aprendizagem e demais espaços (cadeiras, mesas, aparelhos, bebedouros e equipamentos) com detergente neutro, seguida de desinfecção (álcool 70% ou hipoclorito de sódio).

Assim, queremos tranquilizar nossos alunos, pais, colaboradores e aqueles que prestam serviço à UNIFENAS, que estamos atentos às informações atualizadas dos órgãos oficiais do governo federal e associações acerca do coronavírus e, se necessário, outras medidas e alternativas certamente serão adotadas.

Informações adicionais você poderá obter pelo aplicativo oficial do Ministério da Saúde (Coronavírus – SUS), tanto para sistemas operacionais iOS e Android.

O aplicativo possui informações sobre a doença, instruções para a população e mapa das unidades de saúde que podem fazer o atendimento em caso de suspeita. De acordo com a descrição na Google Play e App Store, mediante a plataforma, é possível tirar dúvidas sobre sintomas, prevenção e outras informações relevantes como unidades de saúde próximas e notícias oficiais.

Acompanhe nossas redes sociais e informativos para novas informações.

UNIFENAS, uma Universidade com compromisso social.