1 de maio de 2020

Fórum de Extensão 2020 inova nas apresentações

Sessões orais ocorrem de forma on-line

Plataforma Google Meet é utilizada para as apresentações

Estudantes, professores, integrantes de bancas avaliadoras todos em suas residências. Em 2020, a 19ª edição do Fórum de Extensão Universitária da UNIFENAS, no câmpus de Alfenas, ocorreu dentro do período de isolamento social e, mesmo a distância, as sessões orais de apresentação na modalidade remota, via on-line, atingiram o objetivo de divulgar e evidenciar os projetos desenvolvidos no ano anterior, inclusive em parceria com outras instituições.

Foram mais de 200 projetos inscritos por docentes e discentes dos cursos de graduação e de pós-graduação, a maior parte selecionada para a apresentação virtual de pôsteres, disponível na página da extensão, e que abordam a temática “Construindo soluções com inovação – Tecnologia Social”. Somadas as iniciativas dessa edição às demais edições, de 2001 até o presente, são mais de 2 mil projetos já desenvolvidas e que beneficiam a formação acadêmica e a sociedade em geral.

O professor Rogério Ramos do Prado, diretor de extensão e assuntos comunitários, disse que ocorreram seis sessões de apresentação no câmpus de Alfenas. Outras cinco apresentações, programadas para contemplar projetos dos demais câmpus da Universidade, deverão ocorrer até o dia 11 de maio.

Apresentações remotas

A primeira sessão de apresentação remota agradou a diretoria. “Toda experiência inovadora é extremamente prazerosa. Acredito que docentes e discentes se sentiram muito à vontade para realizarem suas apresentações e entendo que os próximos Fóruns deverão contemplar sessões remotas de apresentação oral”, disse o professor Rogério Prado.

No câmpus de Alfenas, as apresentações foram coordenadas pelas professoras Laura Helena Órfão (diretora de pesquisa e pós-graduação), Annie Beatriz de Carvalho (coordenadora do curso de Medicina - Alfenas), Sônia Boczar (coordenadora do Nucau - Núcleo de Cultura e Artes da UNIFENAS) e Sandra de Souza Alves Miranda (coordenadora do MBA – Gestão Empresarial Estratégica).

A professora Annie Beatriz de Carvalho disse que “diante do impacto da crise da COVID-19, a UNIFENAS mais uma vez inovou, ao realizar a versão on-line do Fórum de Extensão”. Ela destacou: “O formato on-line se mostrou eficiente na realização das apresentações, com excelente aproveitamento. Imaginamos que futuramente será desejável manter esse formato, mesmo que parcialmente”.

Como uma das mediadoras das apresentações, a professora Sandra Aves afirmou que foi uma experiência incrível poder contribuir com o formato diferenciado. “Houve um expressivo envolvimento e participação por parte dos coordenadores, professores dos cursos e seus discentes que apresentaram, de forma brilhante, seus projetos. Como sempre, e neste Fórum não foi diferente, a UNIFENAS é um celeiro riquíssimo de projetos de relevância para a comunidade e dessa forma cumpri, com louvor, seu papel de Universidade”, afirmou a professora.

Rogério Prado lembrou o apoio da reitoria, diretorias, supervisões e coordenações na realização dos projetos, assim como outras instituições parceiras. “A Diretoria de Extensão agradece às empresas que apoiam os nossos eventos e reconhece o esforço e a dedicação dos nossos colaboradores, discentes e docentes e presta homenagem especial ao Prof. Edson Antônio Velano (in memoriam), cujo trabalho será sempre reverenciado na memória desta instituição e de toda a comunidade favorecida com as atividades realizadas por meio da Diretoria de Extensão e Assuntos Comunitários da UNIFENAS.”