22 de maio de 2020

Pedagoga fala da sua atuação no ambiente hospitalar

Sandra Rodrigues apresentou uma área de atuação profissional pouco conhecida por parte das pessoas

O que antes da pandemia do coronavírus era para ser uma visita técnica, do curso de Pedagogia da UNIFENAS ao Hospital GPACi de Sorocaba – SP, tornou-se uma Live com a pedagoga Sandra Rodrigues da Silva, que é professora na Classe Hospitalar da instituição. Com a mediação da professora Daniela Schiabel, da UNIFENAS, a convidada abordou o tema “Pedagogia Hospitalar – O Cotidiano da Profissão”. Por meio da plataforma meet.google, a transmissão ao vivo, no dia 13 de maio, ocorreu para estudantes e interessados em conhecer mais um campo de atuação dos pedagogos.

Com pós-graduação em Alfabetização e Letramento, Psicopedagogia Institucional, Educação Inclusiva e Pedagogia Hospitalar, Sandra Rodrigues relatou a sua experiência profissional no GPACi (Grupo de Pesquisa e Assistência ao Câncer Infantil), falou da especificidade do fazer docente no ambiente hospitalar. Como complementa Daniela Schiabel, o pedagogo “é de suma importância para a criança hospitalizada, auxiliando inclusive no tratamento e contribuindo na melhora do quadro clinico do paciente”.

Além da atuação profissional no ambiente hospitalar, desafios e estrutura necessária para este trabalho, no evento também se destacou as leis que amparam a atuação do pedagogo neste espaço. “Um dos momentos mais marcantes foi a participação de uma mãe de ‘paciente/aluno’ atendido pela Profa. Sandra, enquanto estava em tratamento. Este relato evidenciou a visão das famílias sobre a importância do atendimento pedagógico para as crianças hospitalizadas”, destaca Daniela.

A Live expôs aos participantes mais uma área de atuação do Pedagogo, que é pouco conhecida do público em geral. Em correspondência encaminhada para a professora Daniela, que é Mestre em Educação e responsável pela disciplina de Pedagogia Hospitalar, a professora Maria Cristina da Silva, coordenadora do curso de Pedagogia da UNIFENAS, afirmou: “Ações como esta, organizada pela Professora Daniela Schiabel, são extremamente relevantes para que o acadêmico possa vivenciar, ainda que de forma remota, as experiências contidas nas disciplinas. Garantindo-se, então, as proposições feitas antes do isolamento social”.