29 de maio de 2020

Congresso de Arquitetura é realizado virtualmente

A organização registrou alguns momentos do Conau, que ocorreu virtualmente e de forma gratuita. Nesta ilustração, os palestrantes Emerson Araújo, Leandro Fontana, Tomaz Lotufo e Keila Caldeira

“Interfaces: Arquitetura e Cidade” esta temática procurou trabalhar a consonância entre Arquitetura e a sua integração com a cidade, durante a 2ª edição do Conau (Congresso do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIFENAS). A coordenação do evento destacou que “essa relação é estreita e necessária. Uma vez que a arquitetura e o urbanismo remetem à saúde, bem-estar, qualidade aos espaços, compromisso com o meio ambiente, com a sustentabilidade, com as questões socioeconômicas e culturais e com a população como um todo”. O Congresso foi realizado nos dias 20 e 21 de maio, virtualmente, por meio do Google Meet.

Além dos universitários de Arquitetura e Urbanismo, houve a participação dos alunos do curso de Engenharia Civil. Estudantes de outras instituições também prestigiaram os dois dias do evento. Eles ouviram Leandro Fontana falar a respeito da “Arquitetura de Paisagem: caminhos de uma atuação profissional”; Tomaz Lotufo, discorrer a cerca da “Arquitetura e Vida”; Emerson Araújo, egresso da Universidade, abordar o subtema “Araújo Lohrisch – Oficina de Arquitetura e Interiores”; e Keila Caldeira, expor a “Cidade(s) Dinâmica(s): ferramentas digitais em prol do planejamento urbano”. Assuntos diversificados, porém que se conectam, segundo os organizadores.

“A Arquitetura detém excelentes estratégias que podem garantir uma melhor qualidade de vida de forma geral. Será, já está sendo, um importante momento para ‘o repensar a Arquitetura’ e para a valorização da sua aplicabilidade e atuação.” A afirmação da professora Carolina Soares Horta de Souza, coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIFENAS, é uma resposta ao cenário que os profissionais da área encontrarão no pós-pandemia do COVID-19.

O “repensar a Arquitetura”, a que a professora se propõe, surge de outra afirmação: “As cidades não são autossuficientes e esse instante convida todos os profissionais da área a repensá-las de forma mais consciente, sustentável e eficiente”.

A comissão organizadora do Conau foi composta pela coordenadora do curso, pelos professores Marcos de Oliveira Prado e Rafaela Borsato Belo e os alunos Sofia Amin Naves Ventura, Carlos Eduardo Procópio e Raine Alves Rufino Feliciano. “O evento atingiu todos os seus objetivos e protocolos que propõe um Congresso presencial. Foi um importante momento de atualização como complemento às atividades acadêmicas e que teve ótimo feedback por parte de todos”, escreveu Carolina.