29 de maio de 2020

Um olhar mais atento para Portugal e a internacionalização de projetos

O segundo UNIFENAS Conexão Internacional ocorreu ao mesmo tempo pelo YouTube e pelo Instagram da Universidade

O programa UCI (UNIFENAS Conexão Internacional) com o jornalista William Passos, em sua segunda Live, direto de Portugal, traçou um breve panorama político-econômico deste país e propôs à comunidade acadêmica da UNIFENAS que crie projetos com um olhar voltado à internacionalização. O programa ocorreu na quarta-feira, dia 27 de maio, e está disponível no YouTube e Instagram da Universidade.

Neste programa, o jornalista destacou que nos últimos anos Portugal tem atraído investimento de outras nações europeias e, principalmente, fortalecido sua economia digital (startups, incubadoras de empresas, websummit - evento internacional de tecnologia e inovação). William mostra que o crescimento econômico português favoreceu a abertura do mercado profissional para estrangeiros que tenham uma boa formação e, detalhe, boa fluência no inglês. Ele acredita que Portugal, pós-pandemia, é um “terreno fértil para continuar inovando e se reinventando”.

Na segunda parte do programa, de aproximadamente meia hora, o representante da UNIFENAS na Europa fala da troca de conhecimento proposta pela UCI. São debatidos a medicina de dados, a saúde 4.0, o intercâmbio global e o intercâmbio on-line. No que diz respeito aos intercâmbios, Willian os nomeia como intercâmbio 4.0, ou seja, é o estar conectado a partir de uma instituição para o intercâmbio de conhecimento, de relações, de possibilidades.

Ao final do programa, com o apoio da direção da UNIFENAS, o jornalista propõe à comunidade acadêmica a criação de projetos locais com o olhar voltado à internacionalização. Professores e alunos que acompanhavam a transmissão se manifestaram favoráveis e prontamente aceitaram o desafio, que contará com o auxílio de Willian Passos e da pró-reitoria acadêmica na elaboração dos projetos.

O próximo programa UNIFENAS Conexão Internacional ocorre em junho e, neste mesmo mês, está programada uma palestra sobre a “Medicina de Dados”, com o professor Maurício Moura, da George Washington University, nos Estados Unidos.