10 de junho de 2020

“Sábado na Praça - em Casa” mantém viva a semente do “Sábado na Praça”

Live debate as consequências da pandemia nas academias e na profissão de educador físico

Alunos, professores, profissionais da Educação Física e empreendedores do setor fitness participaram do “Sábado na Praça - em Casa”. Convidados pelo curso de Educação Física, César Andrade, proprietário do Centro de Treinamento Crosslife; Phillipe Vidal, personal trainer; e Eduardo “Chorão”, proprietário da New Phisical Academia, debateram as propostas e atuações de academias e personal trainer em tempos de pandemia. O bate-papo on-line ocorreu no dia 6 de junho, pelo YouTube, e foi mediado pelo professor César Augusto Costa Rodrigues, coordenador adjunto do curso de Educação Física da UNIFENAS. O evento manteve em evidência o “Sábado na Praça”, iniciativa que valoriza o bem-estar e qualidade de vida da comunidade e que, devido ao distanciamento social, não pôde ocorrer em 2020.

No bate-papo, os egressos do curso de Educação Física, César Andrade e Phillipe Vidal, juntamente com o empresário e egresso do curso de Direito, Eduardo “Chorão”, discutiram sobre o impacto da pandemia nas academias e na profissão do educador físico. Também debateram sobre as estratégias usadas para amenizar o problema e que deverão permanecer no pós-pandemia. O vídeo com detalhes desta conversa pode ser acessado no YouTube neste link https://www.youtube.com/watch?v=2GCh6AFY_MU ou simplesmente digitar na pesquisa: “Sábado na Praça”.

O coordenador adjunto abriu a conversa relembrando os 11 anos de realização do “Sábado na Praça”, que na véspera do Dia das Mães, na Praça Getúlio Vargas de Alfenas, proporcionou à população momentos de lazer, recreação, avaliação física, com informação e dicas de saúde. Fez um agradecimento às diretorias de extensão, de graduação, aos acadêmicos que se envolvem com o projeto, assim como os professores, em especial o professor Yvan Fernandes Vilas Boas, responsável pela disciplina de gestão. “Essa primeira fala é um agradecimento. Saber que todo mundo está envolvido com o projeto e que está todo mundo feliz em saber que a gente pode, de uma maneira ou outra, dar continuidade a ele”.

A Live, do dia 6 de junho, encerrou uma série de ações desenvolvidas pelos alunos nas redes sociais. Eles produziram vídeos com depoimentos sobre a importância da atividade física, dicas de treinamento, alongamento, brincadeiras e orientações. O material produzido está disponível no Facebook Sábado na Praça Educação Física UNIFENAS.