15 de junho de 2020

Nutrição desenvolve evento com visão multidisciplinar

Imagem do primeiro dia do evento com alguns dos envolvidos com a organização e uma das palestrantes

Adaptada à nova realidade do distanciamento social e ao ambiente virtual, a 4ª Jornada da Nutrição e 18º Conutri (Congresso de Nutrição da UNIFENAS) este ano focou na temática central “Nutrição: uma visão multidisciplinar”. A programação, com quatro palestras, destacou a “Nutrição e esporte”, os “Alimentos irradiados”, a “Nutrição nas doenças crônicas não transmissíveis” e o “Exercício físico em tempos de COVID-19”. Elas foram proferidas pelas nutricionistas Laura Engel Vieira, Taís Carolina Sartori, Marcela Brigagão e o educador físico Noler Flausino.

A transmissão de conhecimento, que é proporcionada pelo evento, reuniu estudantes, egressos da Universidade e outras instituições. “É sempre uma emoção para nós podermos participar de um evento que tem a sua continuidade. Quantas transformações ocorreram ao longo desses anos. É um evento que tem um papel importante na formação das pessoas”, disse o professor Rogério Ramos do Prado, diretor de extensão e assuntos comunitários, ao abrir o Congresso.

Sob a organização de alunos, professores e integrantes do Unipeso (Núcleo de Estudos em Obesidade e Nutrição), o evento foi gratuito para mais de 100 participantes. Parabenizada a comissão organizadora, a professora Carolina Soares Horta de Souza, coordenadora do curso de Nutrição, fez um relato das mudanças que a pandemia tem provocado na sociedade. Emocionada, destacou a importância da empatia e do olhar para nós mesmos, a fim de que possamos perceber “como verdadeiramente somos: finitos e pequenos”. E concluiu: “que a visão de nossa pequenez nos permita olhar mais para o alto. Com muita saudade do nosso contato físico, dos sorrisos pelo corredor da Universidade, que me abraçam diariamente sem ao menos me tocar, dos abraços de fato, e aquela vibração que só os meus alunos possuem, eu convido vocês a aproveitarem esse evento na sua máxima.”