16 de junho de 2020

Novas experiências para a Liga de Sociedade de Debates Gladiadores

Os acadêmicos da UNIFENAS que participaram do “Intensivão” da UFF

A professora Mônica Fernandes, coordenadora da Liga de Sociedade de Debates Gladiadores do curso de Direito da UNIFENAS, câmpus de Alfenas, encaminhou à nossa redação um e-mail em que destaca a participação dos alunos Marcello Rezende e Saula Isabela Diniz no “Intensivão da Focus”. Organizado pela Sociedade de Debates da UFF (Universidade Federal Fluminense), no mês de maio, o evento reuniu 20 duplas por meio da plataforma Discord. Seu objetivo, segundo a professora, foi o de “dinamizar os treinos dos debatedores e adjudicadores em épocas de campeonatos, quando a preparação precisa ser mais intensa”.

O “Intensivão” é um treino massificado com os melhores debatedores do Brasil, como afirmou a coordenadora da Liga da UNIFENAS, que foi fundada em setembro de 2019. “O foco da Sociedade de Debates Gladiadores é a preparação de alunos para o debate competitivo, oratória, pensamento crítico, construção de argumentos, discurso de qualidade e desenvolvimento do raciocínio-lógico, a fim de preparar a próxima geração de políticos e cidadãos brasileiros para uma cultura de respeito, tolerância e discurso de qualidade.”

Ao participar do evento da UFF, Saula diz ter comprovado que a Liga da UNIFENAS está no caminho correto. “Sinto que o movimento de debates me ensinou a escutar o outro, buscar informações com o que anteriormente não concordava, sendo ferramenta para construir meu caráter, me tornando uma pessoa mais crítica, tolerante e capaz de mudar de opinião. Sinto que a cada debate amadureço como pessoa”, disse a acadêmica.

Parceiro de Saula no evento, Marcello destacou que este foi o primeiro contato com debatedores de outras universidades. O que o fez declarar ter sido uma experiência incrível. Incrível, pois pôde observar as técnicas usadas pelos participantes, já mais experientes, na construção de argumentos coesos dentro de um tempo preestabelecido. “Com as técnicas aprendidas em nossos treinamentos e com a observação que tive dos demais oponentes no dia dos debates, pude me adaptar e trabalhar bem com o tempo para que pudesse construir meus argumentos. Afinal, na vida para que uma ideia seja defendida às vezes não nos será dado tempo suficiente”.

A Liga de Sociedade de Debates Gladiadores do curso de Direito da UNIFENAS, antes da pandemia, realizava oficinas todas as segundas-feiras. Com o isolamento social elas passaram a ocorrer no ambiente virtual, na plataforma Google Meet.