Notícias

3 de julho de 2020

Estudante de Medicina publica livro relacionado a fios e suturas


Everton Marques
Ampliar foto
O professor Renato Barbosa e o acadêmico Lucas Barbosa, que se diz realizado por orgulhar sua família e agradecido a Deus pela concretização da obra “Princípios Básicos dos Fios e Suturas”

Direcionado aos profissionais e acadêmicos da área de saúde, o livro “Princípios Básicos dos Fios e Suturas” é uma obra que, segundo a sinopse, permite a atualização e sistematização e o conhecimento dos princípios dos fios e suturas. Publicado pela Editora Koinonia, o livro é resultado do trabalho conjunto de Lucas Bernardes da Silveira Barbosa, acadêmico do 10º período do curso de Medicina da UNIFENAS, no câmpus de Belo Horizonte, e Renato Barbosa, cirurgião-dentista e mestre em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial, especialista em Periodontia e professor universitário.

A publicação contou com pesquisas em periódicos atualizados e a experiência prática dos autores, bem como de cirurgiões vasculares, de cabeça e pescoço, buco-maxilo e cirurgiões gerais consultados no decorrer da sua elaboração. Nesta 1ª edição, Lucas foi responsável por elencar os temas a serem trabalhados e que são de relevância para o estudo acadêmico, assim como a redação da obra. A revisão do livro ficou sob a responsabilidade do professor Renato, que é membro do corpo clínico da Santa Casa de Misericórdia de Lavras e do Hospital Luxemburgo de Belo Horizonte.

Ainda sobre a parte prática, enquanto acadêmico de Medicina Lucas teve a oportunidade de estagiar junto à equipe de Oncologia Cirúrgica e Cirurgia do Aparelho Digestivo do Hospital Vila da Serra e do Hospital Vera Cruz, ambos em Belo Horizonte. “A UNIFENAS propiciou que esta obra se materializasse a partir do momento em que professores, muito capacitados, foram contratados para lecionar matérias referentes às disciplinas de cirurgia. Eles despertaram meu interesse pela área, auxiliando na criação deste livro. Além disso, os excelentes campos de estágio durante o internato foram muito importantes para a extração de informações que embasaram a obra”, disse o acadêmico.

Além de Lucas, a publicação conta com a participação de outras duas alunas de Medicina da UNIFENAS. Lívia Mendonça foi a responsável pelas ilustrações do livro e a acadêmica Marcela Carolina Passini auxiliou o professor Roberto nas informações quanto à infecção associada aos fios de sutura. O prefácio da obra é do Dr. Alvimar Afonso Barbosa, cirurgião de cabeça e pescoço e ex-diretor técnico e coordenador do Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Hospital Luxemburgo e professor da UFMG. O médico também auxiliou nas revisões da obra.

Lucas disse que se orgulha de ter o nome do Dr. Alvimar atrelado à obra: “Trata-se de um profissional competente e um homem muito íntegro em suas atitudes e de grande sabedoria, sempre tratando os pacientes com respeito e atenção. Espelho-me nele como grande profissional, mas, principalmente, como exemplo de caráter a ser seguido”.

“Princípios Básicos dos Fios e Suturas”, que será comercializado a partir deste mês de julho, é para Lucas como um presente para o seu pai, o professor Renato Barbosa, que por muitos anos lecionou o tema “fios e suturas”. Escrever um livro “sempre foi uma de suas metas como cirurgião-dentista”. O acadêmico destaca que se trata de uma obra concisa, “porém sem perda de abrangência, sendo útil nas pequenas e complexas cirurgias”.