8 de julho de 2020

Rodas culturais: Ramon Moraes e a apresentação virtual de Ana Júlia & Gabriel Borges

Ramon Moraes e os irmãos Ana Júlia & Gabriel Borges

Momentos culturais encerraram o semestre letivo na UNIFENAS com a participação da comunidade acadêmica e convidados. Em um destes momentos o flautista e maestro Ramon Moraes, conhecido internacionalmente na música instrumental, participou da “Roda de Conversa” organizada pela professora Mônica Fernandes. Já o projeto “Cantina Cultural”, um espaço criado para alunos de Direito mostrarem o seu dom artístico, contou com a apresentação de Ana Júlia (voz) & Gabriel Borges (teclado). Esta última atividade foi coordenada pelas professoras Carla de Oliveira Cezário e Mônica Fernandes.

A Live com Ramon Moraes procurou demonstrar como o ensino da música pode ser um fator de transformação da sociedade. É como ele e o professor Rogério Ramos dos Prado, diretor de extensão e assuntos comunitários da UNIFENAS, disseram: “Seria fundamental que todas as crianças tivessem a oportunidade de experimentar a música”. O convidado acrescentou que este ensino da música nas escolas está centrado nos professores de artes. Ou seja, o estimulo à música depende muito deles, e não de governos, para que se torne uma realidade.

Docentes da UNIFENAS, acadêmicos e professores de escolas prestigiaram a “Roda de Conversa”, encerrada com uma apresentação musical do flautista e maestro, que é doutor em música pela The University of Southern Mississippi, premiado em Portugal e com apresentações nos Estados Unidos, na Europa e na América do Sul. Segundo a professora Mônica Fernandes, Ramon Moraes hoje reside em Alfenas e neste semestre haverá um curso de extensão em musicalização na educação. Em breve será divulgado para os diretores de escolas da região de Alfenas.

A professora Sônia Boczar, coordenadora do NUCAU (Núcleo de Cultura e Artes da UNIFENAS), apresentou o maestro e o agradeceu pela aula on-line em que destacou a musicalização no ensino. A professora Maria Cristina da Silva, coordenadora do curso de Pedagogia, parabenizou a organização e destacou que o momento foi oportuno para vivenciar a música, uma terapia para a nossa alma. “Que maneira bonita, que maneira sensível de encerrarmos o semestre. Não teríamos outra forma tão delicada e bela”, disse a professora.

Da Pedagogia ao Direito

No curso de Direito o semestre também foi encerrado com apresentação cultural. Ana Júlia & Gabriel Borges se apresentaram dentro do projeto “Cantina Cultural”, que durante este período de distanciamento social proporcionou a alunos e professores um encontro virtual regado à música.

Com um repertório de músicas nacionais e internacionais, o aluno do curso de Direito (teclado), acompanhado por sua irmã (voz), fizeram uma apresentação muito elogiada por colegas e professores. “Excelente, muito bom, fechamos o semestre com chave de ouro”, afirmou a professora Carla de Oliveira Cezário.

As professoras que organizaram a “Cantina Cultural” informaram que o momento de entretenimento, de descontração, que surgiu a partir da pandemia, deverá ocorrer também no início das atividades do segundo semestre. No Instagram “Cantina Cultural” é possível rever algumas das apresentações.