Notícias

10 de julho de 2020

Desembargador Gilson Soares Lemes é empossado como presidente do TJMG


Da redação
Ampliar foto
O desembargador Gilson Soares Lemes em congresso de Direito realizado na UNIFENAS em 2018

Professor licenciado do curso de Direito da UNIFENAS, câmpus de Belo Horizonte, o desembargador Gilson Soares Lemes tomou posse como o novo presidente do TJMG (Tribunal de Justiça de Minas Gerais). A solenidade, realizada na capital mineira, ocorreu no dia 1º de julho. A eleição foi em abril e a votação, que ocorreu em meio à pandemia, atendeu a todas as recomendações de segurança dos órgãos de saúde, assim como a posse. O professor estará à frente do judiciário estadual no período de 2020/2022.

Em nota encaminhada à imprensa, a Assessoria de Comunicação Institucional (Ascom) do Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG destacou os discursos proferidos na posse. O até então presidente, o desembargador Nelson Missias de Morais, teceu elogios ao novo presidente. “Gilson tem o perfil talhado para a gestão e conhece o Tribunal como poucos, o que lhe dá o instrumento para a boa gestão, sem falar que ele teve a sabedoria de manter grande parte da equipe técnica que nos assessorou".

Em seu discurso o desembargador Gilson Soares Lemes também elogiou a gestão anterior e, já nas suas primeiras palavras, se apresentou com um agradecimento a Deus. "Obrigado, Senhor! Jamais imaginaria, em qualquer sonho, que aquele menino de família humilde, nascido na bucólica Coromandel, que labutou desde os sete anos com os pais para o sustento e os estudos, pudesse ser empossado em tão nobre cargo". No final de sua explanação, transmitida pelas mídias digitais e pela TV Assembleia, disse: "Agradeço, de coração, a todos, e encerro com as palavras de Augusto Cury, que se encaixam em nosso perfil: Construí amigos, enfrentei derrotas, venci obstáculos, bati na porta da vida e disse-lhe: Não tenho medo de vivê-la".

O vídeo da posse está disponível no Facebook do TJMG (https://www.facebook.com/TJMGoficial/).