27 de julho de 2020

Minicurso estimula a ciência

Estudantes da UNIFENAS se mostram interessados pela iniciação cientifica

Evento ocorreu por meio do Google Meet, com transmissão ao vivo pelo YouTube

Os palestrantes do 1º Minicurso Científico organizado, virtualmente, pelo projeto de extensão Plantando e Colhendo Saúde da UNIFENAS foram assim avaliados pela acadêmica de Medicina Malu Labecca Selicani, presidente do projeto: “nos presentearam com seus conhecimentos e nos despertaram sentimentos muito inspiradores”. Aproximadamente 300 universitários se inscreveram para evento realizado nos dias 20 e 21 de julho e que focou nos temas “Preenchimento Correto do Currículo Lattes” e “Despertando a autonomia do ser pela ciência”.

A proposta do minicurso surgiu da necessidade de alunos, integrantes do projeto, em conhecer melhor a Plataforma Lattes. Entre outras possibilidades, essa plataforma, vinculada ao CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico), permite conhecer as experiências e vivências de estudantes e pesquisadores brasileiros cadastrados em seu banco de dados. Ao abordar o tema, as professoras Laura Helena Órfão, diretora de pesquisa e pós-graduação, e Maria Auxiliadora da Silveira e Pereira Neves, assessora da diretoria de pesquisa e pós-graduação, demonstraram como se preenche e atualiza os dados do Currículo Lattes.

A segunda palestra envolveu a motivação para se tornar um pesquisador. A abordagem do tema “Despertando a autonomia do ser pela ciência” se mostrou conectada ao lema de vida do palestrante, e também pesquisador, professor Mário Sérgio Oliveira Swerts, pró-reitor acadêmico, que o apresentou em um de seus slides: “Faça o que lhe faz sentido, com intensidade de atos, buscando incansavelmente a excelência”. “O palestrante conseguiu desenvolver o assunto com intensidade, clareza e coesão, despertando nos ouvintes a vontade de executar os seus dizeres e ensinamentos imediatamente. Foi sensacional!”, disse Malu.

De acordo com a organização, a iniciativa do projeto Colhendo e Plantando Saúde, de promover o Minicurso Científico, foi tão bem aceita que surgiram pedidos para uma segunda edição. Sobre o projeto, trata-se de um grupo de alunos dos cursos de Biomedicina, Enfermagem, Farmácia e Medicina que desenvolvem trabalhos científicos sob a supervisão de professores. Suas pesquisas contribuem para o desenvolvimento dos membros e beneficiam a população por meio da extensão universitária.