17 de agosto de 2020

Expoentes da Medicina no Comad 2020

Médicos convidados para as palestras: Tales Rocha, Rodrigo Ocariz, Érlon Carvalho, Bernardo Abreu, Jaqueline Borém, Thiago Ottoni, Luiz Henrique, Ciro Martinhago, Julian Machado, Ygor Moura, José Eugênio e Ito Meirelles

Este ano a comissão organizadora do Comad (Congresso Médico Acadêmico da UNIFENAS) enfrentou o desafio de organizar o evento totalmente on-line. Com mais de 600 inscritos, esta 2ª edição do Congresso, realizado nos dias 7 e 8 de agosto, contou com palestrantes de grande representatividade na medicina brasileira, todos egressos do curso de Medicina da UNIFENAS, câmpus de Alfenas.

Diante da pandemia, a comissão organizadora teve que mudar o seu planejamento para manter o objetivo de difusão do conhecimento do meio médico para os acadêmicos, por meio de palestras virtuais. O aluno de Medicina Reigson Alves Dias, presidente da comissão, disse que pelo YouTube alcançaram quase 5 mil visualizações. “Estudamos novas tecnologias e meios de transmissão de vídeo, contactamos com profissionais de diversas partes do país e conseguimos chegar ao objetivo”.

No YouTube criaram o canal COMAD – UNIFENAS, especialmente para o Congresso. São mais de 17 horas de vídeo em que os palestrantes relatam suas experiências profissionais e também compartilham o orgulho e a experiência de serem egressos do curso de Medicina da UNIFENAS, câmpus de Alfenas.

A comissão organizadora, formada por 17 alunos, contou com a orientação dos professores Gerson Ferreira Gontijo Júnior e Gérsika Bitencourt Santos Barros. A comissão científica contou com 16 professores. “Este 2º Comad foi muito especial, pois comemoramos os 30 anos do curso de Medicina do câmpus de Alfenas. Como forma de celebrar essa data foi que planejamos o Congresso com todos os palestrantes, médicos, egressos da UNIFENAS. Era para ser presencial, mas tivemos que fazer on-line. Sabíamos dos ricos que envolvem um evento a distância, como por exemplo, a perda de conexão, mas nos surpreendemos positivamente e os feedbacks dos alunos foram positivos. Ficamos felizes com os resultados do 2º Congresso Médico Acadêmico da UNIFENAS”, disse a professora Gérsika.

Palestrantes e Palestras

Entre os egressos da UNIFENAS, convidados como conferencistas, estavam os médicos: da 21ª Turma o psiquiatra Tales Vilela Rocha e o pediatra Rodrigo Campos Ocariz; da 14ª Turma o Dr. Érlon de Ávila Carvalho, que atua na cirurgia torácica e oncologia, e o cardiologista Bernardo N. Alves de Abreu; da 13ª Turma a ginecologista e obstetra Jaqueline Borém; da 12ª Turma o otorrinolaringologista e cirurgião crânio-maxilo-facial Thiago Bittencourt Ottoni; da 10ª Turma o urologista Luiz Henrique Serra Miranda; da 6ª Turma o Dr. Ciro Martinhago, que atua na área de genética médica; da 5ª Turma o ortopedista Julian Machado, que não pôde participar devido a uma intercorrência médica, e o Dr. Ygor Moura, que atua como empreendedor; da 2ª Turma o Dr. José Eugênio de Paiva, este na área de saúde pública; e da 1ª Turma o cirurgião plástico Ito Meirelles Filho.

As palestras trataram de temas como a dependência tecnológica, assuntos relacionados à urologia, cardiologia, otorrinolaringologia e cirurgia crânio-maxilo-facial, COVID-19, câncer de pulmão, prevenção de doenças genéticas, reprodução humana, politrauma, a atuação do médico empreendedor, o sucesso na cirurgia plástica e até mesmo um tema que destacou a tributação aplicada à Medicina. Está última palestra foi proferida pelo contador Adriano Ferreira.

Além das palestras, a programação também contou com a apresentação virtual dos trabalhos científicos. Com o apoio dos patrocinadores o “Melhor Relato de Caso”, a “Melhor Pesquisa Experimental” e a “Melhor Pesquisa Epidemiológica” receberam premiação em dinheiro e estadia em pousada ou resort. Também foram contemplados com “Certificado de Destaque Acadêmico” os alunos mais bem pontuados no Teste do Progresso 2019. Houve ainda o sorteio de livros para os inscritos no Comad. “Fico extremamente agradecido com a dedicação de todos os envolvidos, o evento esteve à altura do que a Universidade merece”, disse o aluno Reigson Alves Dias.