20 de agosto de 2020

Curso de Saúde Mental é ministrado 100% on-line

O psiquiatra Alexandre de Araújo Pereira está à frente da capacitação

Professor do curso de Medicina e do Mestrado em Ensino em Saúde da UNIFENAS, câmpus de Belo Horizonte, o médico Alexandre de Araújo Pereira, psiquiatra, mestre em Educação Médica pela Escola de Saúde Pública de Cuba e doutor em Medicina pela UFMG, ministra o curso de extensão Saúde Mental. Formatado para ocorrer 100% on-line, por meio do NED (Núcleo de Educação a Distância) da UNIFENAS, a capacitação fornece ferramentas úteis para o manejo dos problemas psíquicos mais importantes para a prática clínica, dentro do contexto da Atenção Básica em Saúde. O público-alvo são profissionais das áreas de saúde e social, bem como alunos de graduação.

O curso tem a duração de 90 horas e está dividido em 3 módulos. De acordo com a sua apresentação, o objetivo é permitir ao aluno “compreender o conceito de transtorno mental, suas principais causas, sua prevalência na comunidade e a importância de seu tratamento; organizar ações de saúde mental no âmbito da atenção básica; e identificar precocemente e instituir tratamento psicofarmacológico e psicossocial inicial aos transtornos mentais mais frequentes ou importantes no âmbito da atenção básica à saúde”.

Responsável pela elaboração desta capacitação, o Dr. Alexandre destaca a relevância do curso para o público-alvo em questão. “Hoje, a Atenção Básica em Saúde é um dos principais eixos na organização do nosso sistema público de saúde e os transtornos mentais um dos seus maiores desafios. Podemos mesmo dizer que não há saúde plena sem saúde mental! Nesses tempos de COVID-19, com todo o sofrimento que essa situação tem trazido às pessoas, ter a oportunidade de aprofundar os conhecimentos sobre o tema é fundamental.”

Por ser ministrado na modalidade a distância, o interessado pode se inscrever a qualquer momento no curso, independente de turmas. Como explica do professor, para se inscrever basta acessar http://ned.unifenas.br/saudemental/. Quanto à certificação, ele diz que alunos de qualquer curso universitário poderão aproveitar essas horas como carga horária complementar. O professor ainda destaca que como há muitos estágios interrompidos, “essa é uma grande oportunidade de ganhar tempo e conhecimento”.