21 de agosto de 2020

Professor da UNIFENAS participa de publicação da Editora Atena

Bruno Rosa, coordenador do curso de Educação Física da UNIFENAS, câmpus de Alfenas

O professor Bruno Barbosa Rosa, coordenador do curso de Educação Física da UNIFENAS, câmpus de Alfenas, é um dos autores do capítulo intitulado "O uso da realidade virtual para pessoas com deficiência visual", publicado no livro "Movimento humano, saúde e desempenho 2". A colaboração do professor, que também é egresso da Universidade, é resultado dos seus estudos do doutorado em Promoção de Saúde. Organizado por Samuel Miranda Mattos e Açucena Leal de Araújo, o livro é uma publicação da Editora Atena.

O texto, do qual o professor da UNIFENAS é um dos autores, contou com a participação de outros pesquisadores ligados à Universidade de Franca, ao Centro Universitário de Patos de Minas e àUniversidad Politécnica de Madrid, na Espanha. “No capítulo 5, apresento a realidade virtual como uma grande possibilidade de inserção do público com deficiência visual no combate ao sedentarismo. Além disso, propomos melhorar as capacidades sensoriais (equilíbrio, velocidade de reação e coordenação motora) dessa população”, afirma Bruno Rosa.

Segundo explica o professor, esta obra se propõe a “evidenciar a adesão da prática de atividade física como ferramenta para a saúde e o desempenho humano de maneira a enfrentar os principais vilões do século 21, como o sedentarismo, a obesidade e as doenças crônicas não transmissíveis”.