Notícias

21 de agosto de 2020

Professor da UNIFENAS participa de publicação da Editora Atena


Everton Marques
Ampliar foto
Bruno Rosa, coordenador do curso de Educação Física da UNIFENAS, câmpus de Alfenas

O professor Bruno Barbosa Rosa, coordenador do curso de Educação Física da UNIFENAS, câmpus de Alfenas, é um dos autores do capítulo intitulado "O uso da realidade virtual para pessoas com deficiência visual", publicado no livro "Movimento humano, saúde e desempenho 2". A colaboração do professor, que também é egresso da Universidade, é resultado dos seus estudos do doutorado em Promoção de Saúde. Organizado por Samuel Miranda Mattos e Açucena Leal de Araújo, o livro é uma publicação da Editora Atena.

O texto, do qual o professor da UNIFENAS é um dos autores, contou com a participação de outros pesquisadores ligados à Universidade de Franca, ao Centro Universitário de Patos de Minas e àUniversidad Politécnica de Madrid, na Espanha. “No capítulo 5, apresento a realidade virtual como uma grande possibilidade de inserção do público com deficiência visual no combate ao sedentarismo. Além disso, propomos melhorar as capacidades sensoriais (equilíbrio, velocidade de reação e coordenação motora) dessa população”, afirma Bruno Rosa.

Segundo explica o professor, esta obra se propõe a “evidenciar a adesão da prática de atividade física como ferramenta para a saúde e o desempenho humano de maneira a enfrentar os principais vilões do século 21, como o sedentarismo, a obesidade e as doenças crônicas não transmissíveis”.