31 de agosto de 2020

Coordenadora da Nutrição e o Dia do Nutricionista

Professora Carolina Soares Horta de Souza, coordenadora do curso de Nutrição da UNIFENAS

“Em 31 de agosto, o nutricionista comemora não somente a plenitude da sua formação que tem como principal objetivo a promoção da saúde e prevenção de doenças garantindo bem-estar, mas também a sua conquista por um espaço que cresce a cada dia.” Esta citação da professora Carolina Soares Horta de Souza, coordenadora do curso de Nutrição da UNIFENAS, ocorre em comemoração ao Dia do Nutricionista.

Como afirma a coordenadora, a Nutrição possui 25 áreas de atuação profissional. Este amplo mercado de trabalho envolve, por exemplo, a produção de alimentos, o atendimento clínico e a nutrição social. Ou seja, um campo bem convidativo para aqueles que desejam se graduar em Nutrição.

Em entrevista, a professora destaca a importância do nutricionista, o porquê de se buscar essa graduação e como a Universidade pode ajudar no processo de formação. Como nutricionista Carolina acredita que o profissional de nutrição ganha mais força e respeito “à medida que a população e seus governantes passam a compreender o alimento como uma fonte de vida e determinante das condições de saúde de todos”.

Qual a sua percepção da importância do Nutricionista para a sociedade?

Tendo em vista que alimentação é algo inerente à vida do ser humano, e que esta, quando realizada sem qualidade e de maneira insatisfatória, pode trazer diversos prejuízos à saúde, fundamenta-se então a importância do nutricionista. Principalmente nos dias atuais, em que a rotina muitas vezes atribulada favorece escolhas inadequadas quanto aos alimentos e a grande crescente dos casos de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT). O papel do nutricionista em contribuir para “educar” quanto a novos hábitos alimentares da população torna-se cada vez mais imprescindível.

De que forma a UNIFENAS pode ajudar nesse processo de formação do nutricionista?

A UNIFENAS apresenta muitos diferenciais que agregam conhecimento e experiência profissional aos acadêmicos do curso de Nutrição. A matriz curricular abarca importantes disciplinas que fazem parte do contexto atual destes profissionais, modernas e inovadoras, que de fato atendem ao mercado de trabalho e colocam os acadêmicos ainda mais próximos da realidade prática. São diversos projetos de extensão, monitorias, iniciação científica, visitas técnicas, núcleo de estudos, atendimento clínico à comunidade, além da completa estrutura física que fazem do curso algo com excelência e destaque.

Fique à vontade para deixar uma mensagem aos profissionais e acadêmicos pela data que comemora o seu dia.

Neste dia, gostaria de deixar o meu agradecimento aos meus colegas de profissão, que se apaixonam pelo que fazem todos os dias, que realizam esse ofício com responsabilidade, ética e a missão de termos uma sociedade mais saudável, mais justa, principalmente por meio da alimentação de qualidade, e o acesso a mesma. Parabenizo a todos aqueles que lutam pela soberania e segurança alimentar da população, por um país e um mundo sem fome, honrando a sua formação universitária. É sempre gratificante ver que essa profissão é tão verdadeira, uma ciência que visa também a particularidade dos indivíduos, que exerce uma visão holística sobre cada ser e lhe imprime com dedicação um projeto de vida melhor e mais saudável. A todos nós, um feliz Dia do Nutricionista!