1 de setembro de 2020

Educação Física influenciou a sua vida

“Escolha um curso que faça sentido para você. Todas as profissões são importantes e valorizadas. Desde que você consiga ver algum sentido naquilo que se faz no dia a dia. A Educação Física vai muito além da prática esportiva.” (Bruno Barbosa Rosa)

Em 1º de setembro comemoramos o Dia do Profissional de Educação Física. A data faz referência ao marco regulatório da profissão, que ocorreu em 1998. Foi a partir daí que veio o reconhecimento como profissional da área de saúde, por meio da criação dos conselhos Federal e Estaduais. Nos anos que se seguiram, a profissão impactou na vida de pessoas como Bruno Barbosa Rosa, que enxergou no curso de Educação Física da UNIFENAS, câmpus de Alfenas, um sentido para sua vida.

Bruno conta que quando adolescente um familiar teve complicações de saúde e ele acompanhou o tratamento. Nas idas e vindas ouvia os médicos dizerem o quanto a prática regular de exercício físico previne doenças circulatórias. Passou a pesquisar o assunto e percebeu que a saúde e a qualidade de vida das pessoas também requer o auxílio de um profissional da Educação Física. “Aos 18 anos de idade, quando chegou o momento de fazer uma escolha que daria sentido a minha vida, não tive dúvida. Optei em fazer um curso que me fazia sentir satisfeito pessoalmente e com valor para as pessoas que me cercavam. Nesse momento escolhi a Educação Física da Unifenas”, disse Bruno.

Como egresso do curso, Bruno Rosa afirma que a Universidade sempre lhe ofereceu as ferramentas e possibilidades para se tornar um profissional de qualidade e de valor para a sociedade. Após a sua formatura, em 2012, não parou de se qualificar. Seu currículo resumido traz o intercâmbio na Universidad Politecnica de Madrid, na Espanha, área de Fisiologia Humana e Fisiologia do Esforço; especializações em Fisiologia Humana Aplicada às Ciências da Saúde, em Prevenção e Reabilitação Cardiovascular; mestrado em Promoção da Saúde e é doutorando nesta área. Além de pesquisador, professor universitário, hoje ele coordena o curso de Educação Física da UNIFENAS.

Pela sua experiência e vivência acadêmica, afirma que a instituição na qual atua profissionalmente é uma das melhores universidades do país. A infraestrutura com centro esportivo, salas de ambientes fitness e laboratórios por si só já são um diferencial. Porém ele destaca o corpo docente da UNIFENAS, que vai além dos títulos de mestres e doutores. “Os professores são reconhecidos no mercado pela sua capacidade e oferecem aos alunos não só o conhecimento teórico-prático das disciplinas, mas algumas experiências vividas por eles.”

Em comemoração ao 1º de setembro, Bruno Rosa ponderou em relação ao papel de um profissional da Educação Física: “Nunca se esqueça do motivo pelo qual você escolheu seguir essa linda profissão. Se um dia você foi motivado por algo ou alguém a ingressar nessa área, hoje você pode estar sendo referência para a nova geração. Continue fazendo esse belíssimo trabalho de levar saúde e qualidade de vida à nossa sociedade”. E acrescentou: “O profissional de Educação Física é de fato o agente de saúde que permite com que as pessoas consigam viver mais e melhor ao longo de sua jornada de vida. Continue fazendo a diferença. Deixo aqui um grande abraço a todos os profissionais e futuros profissionais da área. Parabéns pelo nosso dia”.