Notícias

7 de setembro de 2020

Convidadas especiais participam de evento da Psicologia


Everton Marques
Ampliar foto
As psicólogas Regina Helena, Vera Bartels e os professores Christiane Pimenta, Fábio Rezeck, Valdene Amancio

Respeitadas pela atuação e representatividade na área da Psicologia, tanto no Brasil como no exterior, as psicólogas Regina Helena de Freitas Campos e Vera Bartels participaram de uma conferência virtual organizada pelos cursos de Psicologia da UNIFENAS, câmpus de Varginha e Alfenas. Sob a mediação da professora Valdene Amancio e dos coordenadores Fábio Rezeck e Christiane Navarra Frogeri Pimenta, as convidadas falaram da “Psicologia e compromisso social: desafios cotidianos”. Ao abordarem o tema, as psicólogas demonstraram o respeito internacional que existe pelo trabalho desenvolvido pelos profissionais brasileiros.

A professora Valdene destacou a alegria de ter a presença das duas convidadas para partilhar seu conhecimento com os demais participantes. A psicóloga Vera Bartels, conselheira do CRP-MG (Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais), especialista em saúde mental e na atenção de usuários de álcool e outras drogas, se destaca pela sua atuação na rede de atenção psicossocial e é atual diretora de saúde mental da Prefeitura de Perdões – MG. Já a professora titular da UFMG, ex-presidente da Sociedade Brasileira de História da Psicologia e presidente do Centro de Documentação e Pesquisa Helena Antipoff, instituição que leva o nome e preserva a memória da psicóloga russa, radicada no Brasil, Regina Helena é uma das pesquisadoras de referência para os psicólogos e a única brasileira que recebeu o prêmio Career Achievement Award. Esta premiação é concedida pela Society for the History of Psychology a aqueles que contribuíram com a história da Psicologia.

Na roda de conversa, as professoras falaram de sua escolha pela Psicologia e área de atuação; comentaram a rica história da profissão no país; e do tema proposto para o evento. Em uma de suas colocações, Regina Helena fez referência ao respeito que tem pelo trabalho desenvolvido pelos cursos de Psicologia da UNIFENAS. Ela fez uma relação com a Stanford University, nos Estados Unidos, onde na década de 1980 teve a oportunidade de estudar. “Eu vejo a UNIFENAS e lembro de Stanford, a dinâmica é parecida. A UNIFENAS tem essa vocação, ela é bem focada no que faz e tem uma tradição de qualidade. Aparece para nós, na área universitária, como uma Universidade que tem esse foco na qualidade”, disse a convidada que também destacou o fato das duas universidades serem fundadas por dois homes preocupados com o ensino superior.

Em suas considerações finais, Vera Bartels citou Pe. Julio Lancellotti para dizer que como psicóloga escolheu estar ao lado dos fracos, dos cansados, dos loucos, dos abatidos, dos injustiçados. “Esse nosso trabalho e nossas escolhas pessoais nos permitem participar de pequenas revoluções diárias. Então, a revolução do afeto, a revolução do amor, a revolução do laço, a revolução da cooperação que unifica... A gente precisa parar, a gente precisa pensar, dirigir nossas ações e atitudes da Psicologia para tentarmos construir um mundo novo, mais justo, mais bonito, cheio de jardins, mais tolerante, mais respeitoso, alegre e afetuoso. Precisamos ser jardineiros”.



Homenagem aos psicólogos



O encontro das duas psicólogas com a comunidade acadêmica da UNIFENAS ocorreu em 27 de agosto, Dia do Psicólogo, e integrou a programação da Semana da Psicologia, realizada em conjunto pelos cursos de Alfenas e Varginha. Já na abertura a professora Christiane parabenizou a todos pela data e lembrou que em 2020 a regulamentação da profissão completa 58 anos. “Que nós possamos ter este espírito celebrativo por tudo que a profissão representa para a comunidade e que com ela possamos contribuir de forma saudável para a felicidade das pessoas”, disse a coordenadora do curso de Varginha.

O professor Fábio Rezeck, coordenador do curso de Alfenas, também parabenizou a todos os profissionais, acadêmicos e disse: “Hoje é um dia especial, é um dia em que nós comemoramos o nosso dia com a grande alegria pelos desafios superados e pela luta que sempre tem grandes implicações para a nossa história”.

A professora Valdene Amancio direcionou suas palavras aos colegas docentes: “Parabenizo todos os psicólogos e os nossos professores que se esmeram na formação dos nossos alunos e principalmente durante essa pandemia. Essa experiência única de aprender a ensinar por meio de aulas remotas. Inédita para nós e para os alunos. Então, deixo um grande abraço para os meus colegas porque este ano estamos aprendendo a ser cada vez mais solidários, cada vez mais juntos um do outro para que a gente faça a formação dos psicólogos”.