16 de setembro de 2020

UNIFENAS retoma atividades práticas presenciais

Dispensadores de álcool gel foram instalados nos ambientes de ensino-aprendizagem

Estudantes universitários dos cursos de Enfermagem, Medicina, Medicina Veterinária, Odontologia e Psicologia da UNIFENAS, câmpus de Alfenas, retomaram suas atividades práticas presenciais. O retorno, no dia 7 de setembro, foi possível mediante aos Decretos Municipais nº 2652 e 2653. Esta autorização é valida somente para os últimos anos dos cursos. Para atender as exigências sanitárias, a Universidade se preparou de forma a resguardar e preservar a saúde de todos os envolvidos nesta retomada gradativa.

Assim que as atividades práticas presenciais foram interrompidas por decretos municipais, devido à pandemia do COVID-19, os gestores da UNIFENAS começaram a trabalhar no Plano de Ação Institucional de Retomada. Com foco na prevenção à saúde das pessoas, para a retomada os colaboradores, os professores e os acadêmicos foram orientados quanto aos procedimentos a serem adotados a partir de agora; a exemplo do distanciamento de 1,5 metro. Eles também receberam equipamentos de proteção individual para desenvolverem as atividades e atenderem os pacientes. Ao entrar no câmpus, as pessoas autorizadas percebem que a comunicação visual reforça as orientações de prevenção ao coronavírus, higienizam suas mãos nos dispensadores de álcool gel e desinfetam os calçados nos tapetes sanitizantes.

Assim como a aferição da temperatura, outras medidas preventivas são adotadas em cada um dos espaços físicos usados para as atividades práticas presenciais e de acordo com as suas características. Como consta no Plano de Ação Institucional de Retomada, “a reposição será estruturada em conformidade com o previsto nos projetos pedagógicos dos cursos”.

Os atendimentos realizados no Hospital Veterinário, nas Clínicas de Psicologia e Odontologia, que funcionam dentro do câmpus, seguem os mesmos cuidados como os já referidos. Outro detalhe é que os atendimentos só ocorrem mediante agendamento prévio por telefone. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (35) 3299-3000.