25 de setembro de 2020

UNIFENAS representada em Congresso Nacional do Meio Ambiente

Elaine Lima, Matheus Wendling, Ligiane Florentino e Rogério Prado

O trabalho “O uso de Metodologias Lúdicas no Ensino de Educação Ambiental”, produzido por estudantes e docentes da UNIFENAS, foi aprovado para o 17º CNMA (Congresso Nacional de Meio Ambiente de Poços de Caldas). O resumo enviado para a organização do evento destaca as atividades de conscientização ambiental realizadas com alunos do ensino médio de escolas de Alfenas. Segundo os autores, o estudo ainda apresenta aos professores alternativas para se trabalhar a educação ambiental.

Elaborado principalmente pelo estudante Matheus Wendling, da Agronomia, e pela estudante Elaine da Silva Lima, do Mestrado em Ciência Animal, o resumo teve a participação do professor Rogério Ramos do Prado, diretor de extensão e assuntos comunitários, e da professora Ligiane Aparecida Florentino, coordenadora do NEA (Núcleo de Educação Ambiental) e do Nema (Núcleo de Estudos em Microbiologia Agrícola). “Ficamos muito felizes com a aprovação do resumo no CNMA, visto que este é fruto de uma nova linha de pesquisa da UNIFENAS e também das atividades do Núcleo de Educação Ambiental”, disse a professora.

A comissão organizadora do Congresso, que este ano ocorre no formato virtual, aceitou outros cinco resumos do Nema (Núcleo constituído por estudantes de iniciação científica, mestrado e doutorado da UNIFENAS). Para Ligiane, estas aprovações demonstram o fortalecimento da linha de pesquisa em Gestão Ambiental e Sustentabilidade da Universidade em um evento tradicional, que trata de temas relevantes como o equilíbrio ambiental e a qualidade de vida. “O CNMA é extremamente necessário, visto que estudos têm indicado a relação estreita entre desequilíbrio ambiental e o surgimento de diversas doenças, com destaque para o Coronavírus.”