28 de setembro de 2020

Edição virtual da Semev agrada médicos veterinários

Palestras dinâmicas e conteúdos variados somaram positivamente à programação da 34ª Semev

Considerada a semana acadêmica mais antiga da UNIFENAS, do primeiro curso de uma universidade particular do Brasil, a Semev (Semana de Medicina Veterinária) chega à sua 34ª edição e com novo formato, o virtual. Os cinco dias de programação do evento, realizado no mês de setembro, conquistou professores e alunos que se manifestaram pela continuidade deste mesmo formato nas próximas edições. Um dos motivos é a possibilidade de conhecer e conversar com profissionais que presencialmente seria inviável, devido à distância e a dedicação a seus projetos.

Patrícia Paiva Corssetti de Almeida, coordenadora do curso de Medicina Veterinária, disse que esta Semev abriu a possibilidade para que outras instituições, médicos veterinários de localidades distantes também participassem desse momento. Ou seja, o formato deve permanecer nos próximos anos. Até mesmo os alunos desejam que assim seja. “Eles a consideraram muito produtiva e já indicaram outros médicos veterinários, que conheceram por meio de Lives e cursos a distância, como palestrantes para 2021.”

Paralelo à programação da Semev ocorreu o 5º Congresso de Medicina Veterinária e o 2º Workshop PPG em Reprodução, Sanidade e Bem-estar Animal da UNIFENAS. As palestras, minicursos, apresentação de atividades de iniciação cientifica, bem como a troca de informações com docentes que vivem a pesquisa, atraíram a atenção de 400 inscritos, sendo 87 de outras instituições. A organização coube a representantes da Universidade; do curso de Medicina Veterinária; do programa de pós-graduação em Reprodução, Sanidade e Bem-estar Animal; do Hospital Veterinário da UNIFENAS; de residentes do hospital; do Grupo de Estudos de Animais Selvagens; e dos núcleos Equine e Nepoa (Núcleo de Estudos em Produtos de Origem Animal) que elaboraram os eventos voltados à formação acadêmica e à reciclagem de conhecimentos dos profissionais da área.

Este ano as empresas Coopama, Biotran, Pingo de Pet, KNN Idiomas, Qualittas e Ceva contribuíram para a realização da Semev, do Congresso e do Workshop que ocorreram na semana em que se comemorou o Dia do Médico Veterinário. Na abertura, docentes e autoridades acadêmicas prestaram suas homenagens aos profissionais da veterinária. A professora Patrícia lembrou que “o médico veterinário está presente na história da humanidade, na busca incansável pela manutenção da vida e da perpetuação das espécies”.

O professor Jairo Pereira Neves, coordenador da pós-graduação em Reprodução, Sanidade e Bem-estar Animal, falou da sua satisfação em ver concretizado mais um Workshop. Um evento que integra a graduação e a pós-graduação e mostra o caminho da continuidade dos estudos. “É importante que a gente mostre as oportunidades que o aluno da UNIFENAS tem de iniciar sua vida profissional e chegar a um grau mais elevado”, destacou o professor ao se referir aos programas de pós-graduação da Universidade.