1 de outubro de 2020

Ansiosos vivem no passado e no futuro

A palestra da psicóloga Izabel Barbelli foi mediada pela psicopedagoga Joice Mara Suarez de Souza Brocanelli

“Os distúrbios de ansiedade, em geral, são a maior demanda que temos recebido nos últimos tempos.” Doutora em psicanálise e mestre em filosofia da Mente, a psicóloga Izabel Barbelli usou esta afirmativa para justificar a relevância do tema da sua palestra “Ansiedade e Desempenho Acadêmico”. Proferida por meio do Google Meet, a abordagem integra um projeto, criado pelo SOP (Serviço de Orientação Psicopedagógica) e pelo Napem (Núcleo de Apoio ao Estudante de Medicina), de todos os câmpus da UNIFENAS, que propõe aproximar ainda mais a comunidade acadêmica a partir da realização de palestras, rodas de conversas e outras iniciativas.

Responsável pelo SOP do câmpus de Alfenas, a psicóloga destacou que a ansiedade tem comprometido o desenvolvimento social, psíquico e cognitivo das pessoas. Para ela, o ansioso vive no passado ou no futuro, mas nunca no presente. O tempo para ele é escasso e se preocupa demasiadamente por algo que ainda não ocorreu. Pelo exposto, a ansiedade nos parece algo totalmente negativa, porém não é bem assim. Ela pode nos alertar para situações perigosas. “Ela também pode ser entendida como instinto de sobrevivência. Em doses leves e moderadas, a ansiedade é até útil para o ser humano, por fazer ele se movimentar, ir à luta”, disse Izabel Barbelli.

A palestra da psicóloga clínica foi mediada pela psicopedagoga Joice Mara Suarez de Souza Brocanelli, esta responsável pelo SOP do câmpus de Belo Horizonte. A sala virtual contou com acadêmicos, professores, responsáveis pelos Serviços de Orientação Psicopedagógica e pelos Núcleos de Apoio ao Estudante de Medicina.