5 de outubro de 2020

Evento da Computação destaca a Sociedade 5.0

Parte dos professores e convidados da 31ª edição da Join

A 31ª Join (Jornada de Informática da UNIFENAS) trouxe como temática central “A tecnologia a favor da vida moderna: Sociedade 5.0”. A proposta foi permitir aos futuros profissionais da Ciência da Computação analisar os impactos da tecnologia na vida humana, uma vez que ela se tornou um elemento fundamental nesta sociedade, principalmente durante a pandemia do Covid-19. Paralelo às palestras, minicursos e oficinas, houve a realização do 3º Congresso de Computação, no qual alunos apresentaram os seus resultados parciais de sete Trabalhos de Conclusão de Curso. Este evento, em particular, estimula a iniciação científica e aprimora as apresentações dos estudantes.

Entre os conferencistas convidados estavam docentes de outras instituições e da UNIFENAS, representantes de empresas de TI e egressos da Universidade. O ex-aluno Lourenço Alves Pereira Júnior, graduado no câmpus de Alfenas, hoje doutor em Ciência da Computação e Matemática Computacional e professor no ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), foi um dos palestrantes. Ele abordou o tema “Infraestruturas críticas: as expectativas para a próxima década”. Em suas considerações iniciais, a professora Flávia Aparecida Oliveira Santos, coordenadora do curso de Ciência da Computação, falou do fato de que neste ano de 2020, por ser on-line, a Join permitiu uma maior aproximação com os egressos. “É algo que veio para ficar. Agora a gente monitora, conversa pelo whatsapp, compartilha experiências. Isso é muito bom e só enriquece o nosso curso”.

Quanto à realização da Jornada, a professora agradeceu o empenho do corpo docente em promover um evento que é tradicional, porém a cada nova edição com uma inovação. Ao se referir ao tema central, disse que a sociedade 5.0 usa a tecnologia a favor do ser humano.

A programação da Join colocou em destaque os seguintes assuntos: “Cientista de dados: skills, desafios, oportunidades e a realidade” (João Antônio da Silva – Consultor em projetos de Ciência de Dados); “Segurança da Informação” (Heitor Scalco Neto – professor do IFMS); “Introdução ao controle de versão com Git e Github” (Camila Bastos – professora da UNIFENAS); “DA API ao Dashboard – Monitorando o Covid-19 com o Azure” (Arthur Luz, Dirceu Resende, Leandro Domingues, Jhonathan Soares, Rafael Mendonça e Sulamita Dantas); “Apresentando novas parcerias: criando oportunidades” (Ivan Morais e sócios da Seno -TI); “As novas formas de trabalho - digital” (mesa-redonda com professores e egressos); e “Explorando React na prática” (Murilo de Morais - Tech Lead na Vianuvem).

Presente à abertura, o professor Rogério Ramos do Prado, diretor de extensão e assuntos comunitários da UNIFENAS, lamentou as dores causadas pela pandemia. Ao mesmo tempo ressaltou que, em relação aos eventos virtuais, ela permitiu reunir muitos bons profissionais nesta edição da Join.