Notícias

6 de novembro de 2020

Professor Recebe Certificação Internacional


Ampliar foto
Philipi Coutinho recebeu a certificação Cat Friendly

Por Karoliny Cassimiro

repórter do Jornal dos Lagos




Philipi Coutinho, professor no curso de Medicina Veterinária da UNIFENAS, recebeu recentemente a certificação Cat Friendly. Ele explica que o veterinário Cat Friendly é um profissional que faz atendimento diferenciado para os gatos, envolvendo a família deles, com a comunicação adequada aos clientes e ainda o ensino da medicina felina.

O Cat Friendly foi criado pela Sociedade Americana de Clínicos de Felinos (American Association of Feline Practitioners – AAFP), certificando clínicas e profissionais especializados. Philipi Coutinho fala da vontade que já vinha de anos: “Fiquei muito feliz, é uma conquista que eu já venho planejando há algum tempo”.

A certificação acontece após curso e provas, todos em inglês, pela associação americana. De acordo com Philipi Coutinho, até o momento há informação apenas da certificação dele e de mais três veterinários no país, sendo pioneiro na certificação Cat Friendly em Minas. E explica: “devem aparecer outros, pois o processo ainda está ocorrendo”.

Segundo Coutinho, havia a previsão de que os gatos passariam o número de cães em 2025, “mas é provável que passem logo, ano que vem. A gente vai ter mais gatos nas casas do que cães”. Para ele, a demanda mostra a necessidade de haver profissionais especializados no atendimento de felinos: “está precisando de mais profissionais, assim é um mercado em ascensão”.

Conforme o veterinário, sua conquista “compila o trabalho desenvolvido na UNIFENAS desde 2015”, que procura oferecer atendimento de excelência para os gatos e ainda incentivando os estudantes com a disciplina optativa de atendimento a felinos. E ressalta: “nós temos o NEF que é o Núcleo de Estudos de Felinos da UNIFENAS, que está sempre promovendo eventos e atividades para os interessados.”