13 de novembro de 2020

Eleições em tempo de pandemia: Juiz profere palestra on-line

Juiz Nicolau proferiu a palestra em um momento importante para os eleitores

O projeto de extensão “O exercício da cidadania através do voto consciente”, que há anos desenvolve um trabalho de conscientização de jovens e adultos de Alfenas e região, convidou o Dr. Nicolau Lupianhes Neto, juiz de direito da 5ª Vara Cível de Belo Horizonte, para proferir a palestra “Eleições em tempo de pandemia e as alterações que ocorreram nas normas eleitorais”. On-line, a palestra foi prestigiada por acadêmicos da UNIFENAS dos câmpus de Alfenas e Belo Horizonte, professores, ex-alunos da Universidade, assessores de gabinete do TJMG (Tribunal de Justiça de Minas Gerais), juízes, desembargadores, advogados e colaboradores da Justiça Eleitoral.

A professora Nivalda de Lima Silva, uma das incentivadoras do projeto de extensão, que dentre outras iniciativas explica o funcionamento da urna eletrônica e orienta as pessoas de como se proteger da compra de votos, disse que o Dr. Nicolau enriqueceu a noite dos que o prestigiaram. Mais do que falar da Legislação Eleitoral e suas alterações devido à pandemia do COVID-19, ela destaca que o palestrante, que também é professor do curso de Direito da UNIFENAS, em Belo Horizonte, reforçou a importância do exercício da cidadania por meio do voto consciente. “Foi muito importante acompanhar as palavras do Dr. Nicolau, pois, além de ser um mestre no assunto, desperta nos ouvintes a vontade e a esperança de sempre se manter atualizado, lendo e estudando sobre os assuntos referentes ao exercício da cidadania!”.

Para a professora, as palavras do palestrante foram acolhedoras em um momento delicado e que chega a causar muitas desesperanças. No encerramento da exposição do juiz, o chat da transmissão ficou repleto de mensagens de gratidão e aplausos virtuais. “Nos demonstrou que para o aprendizado não existe distância!”, afirmou a docente do câmpus de Alfenas.