7 de dezembro de 2020

Premiação reconhece empreendedoras de sucesso

As áreas premiadas em 2020 foram a tecnologia (Etiene Cristina), a saúde (Lílian Mara) e a administração (Karina da Costa)

Lílian Mara da Silva Souza, Etiene Cristina Rocha da Silva e Karina da Costa Terceti do Nascimento saíram da graduação universitária e enxergaram oportunidades de negócio. Criaram empresas que fazem a diferença nas suas respectivas áreas de atuação, tanto que foram indicadas ao Prêmio Empreendedor Egresso. As vencedoras foram anunciadas na 1ª Semana do Empreendedorismo idealizada pela LEU (Liga Empreendedora Universitária), também responsável pela premiação.

A iniciativa, cujo objetivo é reconhecer e parabenizar egressos da UNIFENAS, câmpus de Alfenas, que sobressaíram em seus empreendimentos, teve como campeã a farmacêutica Lílian Mara, gestora da Farmácia Alfenense, que recebeu o título de “Empreendedora do Ano” e o troféu do “Prêmio Empreendedor Egresso UNIFENAS 2020”. Etiene Cristina, graduada em Ciência da Computação, gestora da Adaptweb, e a administradora Karina da Costa, gestora da Conexão RH, receberam o título de “Destaque no Prêmio Empreendedor Egresso UNIFENAS 2020”.

Inspiração, esta foi uma das palavras usadas pelos professores coordenadores da Liga ao afirmarem que a premiação certamente despertará em outros universitários a vontade de empreender. “O prêmio coloca luz no egresso empreendedor ao reconhecer seu trabalho e gera incentivo aos alunos da UNIFENAS”, disse a professora Fernanda da Silveira Joia, que juntamente com o professor Diogo Gontijo Borges, coordena a LEU.

Ambos não têm dúvida da necessidade da instituição acompanhar o crescimento, a realização e o sucesso profissional dos ex-alunos, como expôs o prof. Diogo. Ele disse que esta é uma das melhores formas de se orientar os alunos “e projetar a Universidade do futuro, com base nas exigências do mercado de trabalho”.

Fomento ao empreendedorismo

Os vencedores foram anunciados em uma das Lives da 1ª Semana do Empreendedorismo, transmitida pelo Instagram da LEU. Este evento, que ocorreu nos dias 18 e 19 de novembro, tem por objetivo levar a cultura empreendedora e fomentá-la no meio dos estudantes da UNIFENAS. Esta primeira edição teve por foco o “Empreendedorismo e Marketing Digital”.

Para os dois dias de evento foram convidados três profissionais que lidam com o universo ligado à temática central. De acordo com integrantes da comissão organizadora, esteve em pauta a “‘Transição de loja física para e-commerce’, com a universitária Ana Carolina Prado Cruz [aluna do curso de Engenharia Civil], que fez um processo de transição de sua loja e contou sobre sua experiência, além de dar dicas para quem pretende seguir esse caminho; ‘Marketing Digital como meio de alavancar os negócios’, com Rafael Brito, que também deu dicas de marketing digital para empreendedores; e houve uma Live sobre a ‘Trajetória de um empreendedor de sucesso’, com Junior Borneli [egresso do curso de Direito], importante nome no empreendedorismo da região”.

Multidisciplinar, a Liga Empreendedora Universitária organizou a Semana para que alunos de todos os cursos da UNIFENAS participassem, assim como pessoas interessadas no empreendedorismo. Além da Liga e seus coordenadores, a coordenação do curso de Administração e a Diretoria de Extensão e Assuntos Comunitários trabalharam para tornar o evento uma realidade, mesmo em meio à pandemia do COVID-19. “Não tenho dúvidas de que a Semana do Empreendedorismo e o Prêmio do Empreendedor Egresso já se tornaram parte do calendário de eventos da UNIFENAS. Esperamos que, a cada ano e a cada case de sucesso dos nossos egressos, os nossos alunos e professores sintam-se motivados a sempre buscarem o melhor para a formação profissional”, destacou Gontijo.