Notícias

11 de dezembro de 2020

32 km de pedal consciente


Everton Marques
Ampliar foto
Parte do grupo de ciclistas já na cidade de Fama

Por iniciativa das Ligas de Odontologia do Trabalho e de Diagnóstico Bucal do curso de Odontologia da UNIFENAS, um grupo de pessoas participou do 1º Passeio Ciclístico UNIFENAS pedal prevenido e consciente – Faz bem para o corpo e para a Mente. A ideia foi comemorar o Outubro Rosa e o Novembro Azul de forma a contribuir com a propagação de informações relacionadas ao câncer de mama e ao câncer de próstata. O percurso de 32 km foi traçado entre as cidades de Alfenas-MG e Fama-MG, em meio à paisagem rural que liga os dois municípios.

A organização se preocupou com o uso de máscaras e outras recomendações quanto à prevenção ao COVID-19. Aliás, a pandemia influenciou no número de participantes, que, embora pequeno, vivenciou experiências curiosas. “Esse tempo em que nos exercitamos juntos nos fez crescer em amizade e pudemos trocar experiências de vida. Fora o próprio pedal, o qual foi sensacional!”, enfatizou André Vieira, presidente da Liga de Diagnóstico Bucal.

O passeio ocorreu 8 meses após o distanciamento social provocado pela pandemia, o que para Dayana Fidelis, presidente da Liga de Odontologia do Trabalho, o tornou ainda mais emocionante por rever professores e colegas de curso. A estudante reforçou o apoio de docentes, da coordenação do curso e da Diretoria de Extensão e Assuntos Comunitários para a realização do evento. Ela disse que “foi notória a satisfação dos participantes e certamente foi um fator que motiva a realizar os próximos”.

Um dos detalhes do pedal prevenido e consciente foi os laços rosas e azuis colocados nas bicicletas. A professora Maria Carolina Goulart, coordenadora da Liga de Odontologia do Trabalho, destaca que todo trabalho de conscientização se faz necessário para ajudar a diminuir a taxa de mortalidade do câncer de mama e do câncer de próstata, pois, como observou, ela é elevada devido a diagnósticos tardios.