11 de março de 2021

Odontologia da UNIFENAS: 33 anos de excelência

Primeira turma do curso de Odontologia da UNIFENAS, câmpus de Alfenas

O ano de 1988 ressurgiu nas redes sociais com o saudosismo de quem vivenciou a criação de um curso em Alfenas, no sul de Minas Gerais, que se destaca pela excelência. De suas recordações, escreveu o professor João Batista Avila Franco: “Hoje, 28 de Fevereiro, data especial. Há 33 anos, numa manhã daquele verão, era iniciada a primeira aula do curso de Odontologia da UNIFENAS”. A partir dessa lembrança, depoimentos recontaram histórias do curso que contribuiu e contribui com a formação de cirurgiões-dentistas, também referência em suas áreas de atuação.

Muitos foram aqueles que participaram dessa engrenagem, que uma vez em movimento, ao longo de mais de três décadas, impactou a vida de milhares de pessoas que de alguma forma se relacionaram com curso da UNIFENAS. Saudades, lembranças dos que já partiram, agradecimentos por terem integrado o quadro de colaboradores do curso e fotos que registraram parte dessa história foram postadas.

O professor Mário Sérgio Oliveira Swerts, pró-reitor acadêmico, disse: “São 33 anos de uma história de seriedade e formação de profissionais com foco ao cuidado da saúde, ao cuidado da saúde bucal. História idealizada pelo visionário professor Edson Antônio Velano, sendo continuada e escrita de maneira eficiente pela Professora Maria do Rosário Araújo Velano, Dra. Larissa Araújo Velano e Dra. Viviane Araújo Velano Cassis”.

Mário Sérgio fala com a propriedade de quem foi aluno, docente, pesquisador e hoje pró-reitor da UNIFENAS. Nem é preciso dizer o quanto a Odontologia marcou a sua vida ou da sua satisfação em poder, como destacou, “acompanhar o desenvolvimento docente e a formação de alunos por meio dos novos modelos educacionais”.

Formação com compromisso

Como atual coordenador do curso, o professor Marcelo Soares Bertocco ressalta que, mesmo em meio à pandemia da Covid-19, a Odontologia da UNIFENAS continua a ser um dos cursos mais procurados da instituição. Sob os pilares do ensino, da pesquisa, da extensão, da inovação e, obviamente, com uma infraestrutura diferenciada, o curso alcançou a excelência. O que resulta em alta taxa de empregabilidade. Destaca-se ainda o Centro Pró-Sorriso, especializado no tratamento de pacientes portadores de fissuras lábio-palatais e deformidades crânio-faciais, bem como os cursos de especializações.

"O curso de Odontologia da UNIFENAS, nesses 33 anos firmou-se como um dos mais tradicionais de Minas Gerais, preparando nossos alunos com muita seriedade, dedicação e comprometimento para ser um profissional e cidadão responsável, ético, com capacidade para inserir-se e destacar-se no mercado de trabalho, colaborando para a melhoria da qualidade de vida de milhares de pessoas”, afirmou o professor Bertocco. Que destacou ainda sentir-se orgulhoso e honrado por fazer parte da instituição e colaborar para o engrandecimento diário do curso.

O presente é resultado de decisões e compromissos com a educação assumidos desde a criação do curso, como sinalizou o professor Mário Sérgio. “Não tenho dúvidas, que o curso evoluiu significativamente ao longo desses anos, novos conteúdos, novos pensares, novos métodos e sempre muito bem conectado às necessidades do mercado de trabalho, dotando nossos profissionais com competências e habilidades. Tanto que os nossos indicadores são corroborados por seus milhares de egressos atuando mundo afora, sempre com ética e rigor técnico-científico, transformando a sociedade que estão inseridos.”

Responsável por trazer a recordação dessa história, o professor João Batista Avila Franco, em sua postagem finalizou: “Parabéns Odontologia da UNIFENAS. Parabéns a Universidade como um todo!”.