12 de março de 2021

Farmácia: Habilidades pessoais e profissionais aprimoradas

A coordenação do curso de Farmácia comemorou, nas redes sociais, a aprovação de alunos em estágios curriculares nos estados de São Paulo e Minas Gerais. Segundo o professor Marcelo Reis Costa, os processos seletivos são cada vez mais voltados para a pessoa e o curso da UNIFENAS possui uma formação diferenciada que atende essa exigência.

Estes estágios curriculares, com carga horária de 640 horas, ocorrem no 9º período do curso. Como afirma o coordenado, eles são parte integrante da formação dos acadêmicos, que devem se submeter ao processo seletivo com regras definidas pela empresa. Com os estágios, Ana Carolina Lima Delmoro, Yasmynn Myllena Gonçalves, Maria Camila de Souza Botelho, Josiane Cabral Alves, Carlos Henrique Martins Teixeira e Laryssa Mara Oliveira Martins poderão “consolidar as habilidades adquiridas durante sua vida acadêmica e aprimorar suas capacidades pessoais e técnicas”.

O professor disse ainda: “o curso de Farmácia da UNIFENAS acredita que o desenvolvimento de seus alunos não deva ser meramente tecnicista, pois o mercado de trabalho necessita de farmacêuticos proativos, empáticos, criativos e capazes de desenvolver trabalhos em equipe”. Para o coordenador do curso, essa formação diferenciada é o que torna possível a aprovação dos estudantes para os estágios; que são remunerados.

Marcelo Costa explica que o processo seletivo leva em consideração a avaliação de currículo, ou seja, o aluno que, durante a graduação, participa de atividades de iniciação científica, extensão, de ligas acadêmicas acaba por se diferenciar pela dedicação e proatividade. Também há dinâmicas de grupo, para se avaliar o perfil do candidato e ocorrem entrevistas com gestores, psicólogos e gerentes de RH. Há ainda uma terceira fase, “com entrevistas realizadas com os gestores de cada setor da empresa e que se identificaram com o candidato”.

No Hospital Universitário Alzira Velano, em Alfenas-MG, o aluno Carlos atuará no Banco de Sangue, enquanto que suas colegas Josiane e Laryssa no Laboratório de Analises Clínicas. Já Ana Carolina desempenhará o seu estágio no controle de qualidade microbiológico, no Laboratório Cristália, em Itapira-SP; Yasmynn buscou o controle de qualidade físico-químico no Laboratório Globo, em Belo Horizonte-MG; e Maria Camila fará o seu estágio, relacionado a controle de qualidade, na Jofadel Produtos Veterinários, em Varginha-MG. “O sucesso de nossos alunos nos processos seletivos de estágios, mesmo em tempos de pandemia, nos deixa orgulhosos e certos do caminho que foi proposto”, afirma o professor Marcelo.