30 de março de 2021

Douglas Fischer profere palestra na UNIFENAS

“Enxerguem o todo. Compreendam os problemas. Não repitam o que foi dito para vocês”, disse o procurador ao provocar que as pessoas tenham suas opiniões embasadas em conhecimento e não porque outros lhes disseram ser a verdade

Douglas Fischer, procurador regional da República, na 4ª Região, proferiu a palestra “Garantismo Penal Integral”, para alunos do curso de Direito da UNIFENAS. O evento, on-line, no dia 17 de março, foi organizado pela promotora de justiça e professora Eliane Fernandes do Lago Corrêa, responsável pelas Atividades Integradoras VIII, no câmpus de Alfenas.

O momento foi de troca de experiências com um dos procuradores mais influentes no Brasil. Embora o tema seja específico e de conhecimento de quem é do meio jurídico, em sua fala o procurador deixou ensinamentos que podem ser absorvidos até por quem não procura a graduação em Direito.

Ele não se coloca como o dono da verdade, mas como um profissional que se dedica diuturnamente a aperfeiçoar seu conhecimento, sem medo de rever suas opiniões. Ao final de algumas colocações, disse que não gostaria de que os ouvintes simplesmente concordassem com as suas posições e sim que as questionassem. “Quero deixar muito claro, como tenho feito insistentemente nos últimos tempos, que eu não tenho uma verdade. Acho que não existem verdades. Existem questões que nós precisamos estudar.”

Como afirmou o Dr. Douglas Fischer, membro do Ministério Público Federal desde 1996, professor de pós-graduação e autor de obras jurídicas, sem dedicação ao constante aprender não se pode construir argumentos sólidos. “Eu quero que vocês pensem por vocês mesmos. Eu quero que vocês cheguem às conclusões por vocês, mas tendo acesso a tudo que for possível”, argumentou, já próximo de encerrar a sua palestra e agradecer a UNIFENAS por lhe permitir falar com os universitários.

A professora Eliane e a professora Ivânia Goretti Oliveira Pereira, coordenadora do curso de Direito, recepcionaram o palestrante na sala da plataforma Google Meet, com transmissão ao vivo pelo YouTube da Universidade. Como destacou a organizadora do evento, a palestra abrilhantou o curso e contribuiu para o crescimento do conhecimento de todos. “Nós estamos maravilhados com a sua palestra”, comentou ao parabenizar o palestrante.