5 de abril de 2021

Alunos de Medicina apresentam estudo em Portugal

Matheus Santos Viana e Maria Clara Andrade Costa apresentaram a pesquisa por meio virtual, devido à pandemia

Sob a orientação da professora Alessandra Danziger, do curso de Medicina da UNIFENAS, câmpus de Alfenas, os alunos Matheus Santos Viana, Maria Clara Andrade Costa, Onés Júnior e Júlia Maciel desenvolveram o estudo “Marcadores Sorológico das Hepatites B e C em acadêmicos da área da saúde de uma Universidade de Minas Gerais”. O trabalho de iniciação científica, publicado na revista científica Porto Bomedical Journal, edição de janeiro e fevereiro de 2021, foi apresentado no 15th YES Meeting – Abstracts, evento internacional realizado pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, Portugal.

Matheus Viana e Maria Clara apresentaram o estudo que, segundo a publicação, tem por objetivo verificar a positividade de marcadores sorológicos dessas hepatites em testes de triagem. Os autores destacam na introdução que “as infecções pelos vírus da hepatite B (HBV) e da hepatite C (HCV) constituem grave problema de saúde pública mundial, porque se associam a elevado grau de cronificação e podem evoluir para cirrose hepática e carcinoma hepatocelular”.

O grupo de homens e mulheres que participou da pesquisa não apresentou infecção pelo HCV. “Uma menor parte da população do estudo mostrou imunidade para o HBV.”