15 de abril de 2021

Live abre a programação do “Mês de Conscientização do Autismo”

Ana Luísa Pereira Wagner, secretária administrativa da Secretaria Municipal de Educação, e a Profa. Maria Cristina, coordenadora do curso de Pedagogia da UNIFENAS, que proferiu a palestra “Histórico do Autismo”

A trajetória, a importância das práticas pedagógicas, a política interna de integração, permanência e integralização do acadêmico com TEA (Transtorno do Espectro Autista) foram assuntos expostos na palestra “Histórico do Autismo”. Proferida pela professora Maria Cristina da Silva, coordenadora do curso de Pedagogia da UNIFENAS, no dia 1° de abril, a palestra integrou a programação de lançamento do “Mês de Conscientização do Autismo” e do “Protea (Programa de Apoio a Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo)”, organizado pela Prefeitura de Alfenas.

Na Live de abertura, a professora doou livros e cartilhas para sorteio e disse que a Universidade foi convidada a participar do Protea. Ela também parabenizou a iniciativa de se criar na cidade o Centro Municipal do Autista. "Para nós, curso de Pedagogia UNIFENAS, é uma honra participar de um marco tão importante na promoção de cidadania no município de Alfenas [Criação do Cento Municipal do Autista]. Uma vez que comungamos do processo de inclusão de pessoas com TEA, por meio de política inclusivista de integração, permanência e integralização. Garantindo, assim, a formação acadêmica de alunos nesta condição."

Neste mesmo mês, estudantes e professores da UNIFENAS também organizam outras ações relacionadas ao Autismo. A comunidade acadêmica do curso de Odontologia se mostrou comprometida em divulgar informações relacionadas à temática. Tanto que, por meio da Liga de Odontologia do Trabalho e da Liga de Diagnóstico Bucal, promoveu de 5 a 7 de abril a 1ª Jornada da Semana Mundial da Conscientização do Autismo e o Segundo Passeio Ciclístico UNIFENAS.

Ainda com relação ao Centro Municipal do Autista, ele foi inaugurado no dia 5 de abril, ao lado do PSF Vila Betânia. A iniciativa envolve a Prefeitura de Alfenas e as secretarias de Saúde e de Educação e Cultura do município. Em nota divulgada no site da Prefeitura, Patrícia da Costa Machado, coordenadora do Centro, disse que ele dará “apoio não só as crianças autistas, mas também adultos, de modo que eles também tenham seus direitos e que possam fazer parte de toda a sociedade”.