2 de junho de 2021

20 anos do Fórum de Extensão Universitária

Professor Rogério Prado recebeu a homenagem da instituição e agradeceu a Deus pela saúde, pela família e a cada um que faz parte a sua história e da UNIFENAS

O Fórum de Extensão Universitária da UNIFENAS chega à sua 20 edição e destaca a temática “Afetividade e Socialização”. De 26 a 30 de abril, houve sessões de apresentação oral de projetos desenvolvidos em diversas comunidades por alunos e professores da Universidade. Na abertura, representantes do SOP (Serviço de Orientação Psicopedagógica) abordaram o tema central e ocorreu uma homenagem ao professor Rogério Ramos do Prado, que foi o responsável pela criação do Fórum e esteve à frente da Diretoria de Extensão e Assuntos Comunitários até o início deste ano.

A homenagem ocorreu no final do evento, quando a professora Fernanda da Silveira Joia, atual diretora de extensão e assuntos comunitários, dedicou as primeiras palavras de agradecimento ao professor Rogério Prado pela forma com a qual ele à acolheu e exibiu um vídeo com fotos da trajetória do homenageado, no período em que ocupou o cargo.

Ao fazer o uso da palavra, o professor Mário Sérgio Oliveira Swerts, pró-reitor acadêmico, afirmou que o homenageado é um parceiro de caminhada, com mais de 20 e poucos anos de UNIFENAS. Que suas contribuições ficaram marcadas e que o momento era como uma estrada repleta de bifurcações, na qual a sua frente o presente, a esquerda o passado e a direita o futuro. “Então, quando fechamos os olhos e tomamos a estrada esquerda para revisitar o passado é basicamente o que esse vídeo traduziu, o que você fez. E é nesse revisitar que percebemos o quanto nós fizemos. Não é uma despedida, já que está em outro desafio institucional e nada mais justo do que essa singela homenagem da Diretoria de Extensão e da UNIFENAS para você”, disse o pró-reitor.

Ao homenageado coube também agradecer, em meio a emoção. “Fico feliz por esse reconhecimento da instituição, na pessoa de cada um de vocês. A gente fica realmente muito agradecido.”

Entre outras colações e agradecimento aos colegas de instituição, saudou a todos que marcaram com intensa participação na extensão, alguns nominalmente; falou de aspectos pessoais ao se referir a ressignificação, como desafio na vida de todas as pessoas. “Este é o grande desafio que nós temos. Nesse mundo tecnológico, nesse mundo diferenciado, como a gente descobre novas maneiras de se comunicar, de se relacionar, de demonstrar carinho, afeto, amor”, afirmou Rogério Prado, que agora assumiu a coordenação de acompanhamento e integração de egressos da UNIFENAS.

Desdobramentos

A abertura do evento foi realizada pela professora Fernanda da Silveira Joia, que no início de sua fala destacou que o Fórum tem por objetivo a troca de experiências e a divulgação dos trabalhos de extensão realizados nos últimos anos. Ela disse acreditar que os alunos desenvolvem habilidades técnicas e socioemocionais ao se envolveram com os projetos.

Este ano, paralelo a programação do Fórum de extensão, também ocorreu a 17ª Mostra Artística e Cultural, o 14º Fórum Regional de Responsabilidade Social e o 4º Concurso de Práticas Inovadoras da UNIFENAS, todos virtualmente. A diretora de extensão agradeceu a reitoria, pró-reitorias, demais diretorias, coordenações e a comunidade acadêmica que se fizeram presentes ou representados, e que prestigiaram o café com prosa, com as responsáveis pelos SOPs da Universidade.