2 de junho de 2021

14º Prêmio Assis Chateaubriand de Responsabilidade Social

Iniciativas socialmente responsáveis ganham visibilidade

Evento foi transmitido ao vivo pelo Facebook da TV Alterosa

Em sua 14ª edição, a solenidade de entrega do Prêmio Assis Chateaubriand de Responsabilidade Social foi prestigiada por mais de mil pessoas que acompanharam a transmissão ao vivo pelo Facebook da TV Alterosa. Os 25 projetos selecionados como finalistas receberam troféu e certificado, sendo 10 considerados como destaque. A premiação é uma iniciativa da TV Alterosa (afiliada do SBT), da UNIFENAS e do NETSU (Núcleo de Estudos do Terceiro Setor Universitário) que promove maior visibilidade aos projetos desenvolvidos no sul e no sudoeste de Minas Gerais.

Conduzido por Ademir Santos, apresentador do Alterosa alerta, e pela professora Sandra de Souza Alves, coordenadora do NETSU, a solenidade de premiação ocorreu no dia 30 de abril. Gleizer Naves, diretor da emissora, em seu pronunciamento, falou do quanto é gratificante promover em parceria com a UNIFENAS uma premiação que privilegia dezenas de instituições, que fazem trabalhos de responsabilidade social e que, como disse, são maravilhosos e pouco divulgados. “Graças a UNIFENAS, que se aproximou da TV Alterosa, olha o que ocorreu! Em 14 anos nós estamos divulgando trabalhos excepcionais de responsabilidade social e fazendo com que isso sirva de vitrine para outros.”

Na transmissão foi dito que todos estão unidos na missão de dar visibilidade e incentivar ações de instituições socialmente responsáveis. Ações que fazem a diferença para milhares de pessoas. Para esta edição foram inscritos projetos nas áreas de educação e cultura, meio ambiente, saúde e segurança pública. O prêmio reconhece iniciativas de Empresas Públicas e Privadas, de Instituições do Terceiro Setor, Associações e Fundações, bem como ONGs (Organizações Não Governamentais) e OSCIPs (Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público).

Como representante da Universidade, a professora Fernanda da Silveira Joia, diretora de extensão e assuntos comunitários, enalteceu as iniciativas e destacou que reitoria, pró-reitorias e toda a comunidade acadêmica incentivam a realização da premiação. Ela entende que a própria Universidade é promotora de programas e projetos de extensão voltados à comunidade. Afirmou que “a UNIFENAS é uma instituição socialmente responsável”.

A diretora acrescentou que para revelar as grandes iniciativas publicas e privadas, que contemplam as regiões de cobertura da TV Alterosa, é que existe o Fórum Regional de Responsabilidade Social em parceria com a emissora e que culmina com o Prêmio, que leva o nome do fundador dos Diários Associados.

Destaques da 14ª edição

Os destaques dessa edição foram os projetos: Associação Atlética Areadense, de Areado; o Programa Oportunidade Jovem, de Três Corações; Natal Solidário, de Varginha; Oficina de Libras “Ouvindo o Silêncio – Libras além dos muros da escola”, de Divisa Nova; Jornada Emancipa, de Poços de Caldas; Grúfalo do bem, de Alfenas; Proerd (Programa educacional de resistência às drogas), de Alfenas; Pead cidadão, de Poço Fundo; Progea (Programa de Educação Ambiental), de Alfenas; e o Propac (Programa Profissionalizante Adolescente Consciente), de Varginha.