6 de julho de 2021

Programa de Mestrado e Doutorado com Edital aberto

“Todos têm que continuar estudando. Não se pode parar, uma vez que as mudanças são rápidas e o profissional tem que estar com as suas competências em dia para suprir as demandas do mercado”. (Adriano Bortolotti - coordenador dos programas)

A UNIFENAS (Universidade José do Rosário Vellano) está com as inscrições abertas para os programas de Mestrado em Sistema de Produção na Agropecuária e de Doutorado em Agricultura Sustentável. A coordenação dos programas destaca que os mesmos trabalham na área de sustentabilidade e atraem profissionais de diferentes áreas do conhecimento, além da possibilidade de bolsa para o doutorado, por meio da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), que é vinculada ao MEC.

Consolidado, o mestrado profissional possui mais de 10 anos e, por meio dele, se estruturou o doutorado, já com 4 anos de existência. Segundo o prof. Dr. Adriano Bortolotti da Silva, coordenador dos programas, eles permitem o desenvolvimento de ideias, produtos e inovações para o setor agropecuário, com um leque de oportunidades para profissionais. “Temos alunos da área de informática que desenvolvem software para agricultura, da Administração, do Direito, já que temos direito agrário e meio ambiente, entre outros. Então, estamos abertos para todas as propostas que contemplem a sustentabilidade na agricultura.”

Bortolotti destaca que um dos diferenciais do corpo docente é que ele possui doutores de diversas áreas do setor agropecuário. Ao acessar o site da UNIFENAS, na página da pós-graduação, é possível conhecer melhor cada um dos professores, por meio do Currículo Lattes do CNPq, que é o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. O coordenador, que considera por si só o corpo docente como um dos diferenciais, reforça o fato de proporcionar às pessoas, que estão no mercado de trabalho, uma pós-graduação que seja reconhecida pela Capes e com qualidade.

Neste período de pandemia, as aulas, on-line e síncronas, ocorrem de segunda a quinta-feira, tanto para o Mestrado, como para o Doutorado. Quanto a bolsas de estudo, o coordenador diz que para o Doutorado existem duas possibilidades: uma que contempla o pagamento da mensalidade e outra que, além da mensalidade, permite ao aluno receber recurso para manter-se na pós-graduação. O Mestrado, por ser profissional, não é contemplado com bolsas.

Os editais dos programas estão disponíveis na página da pós-graduação, no site da UNIFENAS, por meio do qual se obtém mais informações quanto aos seus objetivos e se conhece os outros programas oferecidos pela instituição. A previsão para o inicio das aulas das novas turmas do Mestrado em Sistema de Produção na Agropecuária e do Doutorado em Agricultura Sustentável é no próximo mês de agosto.