10 de agosto de 2021

Diferenciais na oferta de cursos EAD levam ao sucesso profissional

Interessados na modalidade de Ensino a Distância devem procurar a formação em uma Universidade comprometida com a excelência do ensino

"A avaliação do MEC para os cursos EAD é a mesma aplicada aos cursos presenciais, com os mesmos critérios e igual grau de exigência", diz Regiane Tercetti Rodrigues, coordenadora do UNIFENAS Digital

Considerada a modalidade de maior inclusão social, o Ensino a Distância abre portas para o mercado de trabalho, para a pós-graduação e para concursos públicos. Embora tenha a mesma validade de um curso presencial, quem pretende escolher uma graduação EAD deve ficar atento aos diferenciais oferecidos por uma instituição, bem como suas avaliações junto ao MEC.

Alcançar uma melhor vaga de emprego, se tornar um empreendedor, melhorar sua formação são algumas das razões que levam uma pessoa ao ensino superior. Quem opta pelo Ensino a Distância consegue ampliar essas possibilidades com uma modalidade de ensino que, como diz Regiane Tercetti Rodrigues, coordenadora do UNIFENAS Digital, permite uma maior flexibilidade nos horários de estudo e, entre outros benefícios, uma economia de recursos financeiros.

A responsável pelo EAD da Universidade ainda destaca como benefício a possibilidade de conciliar os estudos com outros projetos, a exemplo da possibilidade de estudar no seu tempo e em qualquer lugar. "É um modelo de ensino altamente qualificado e repleto de possibilidades", disse.

Com aulas on-line, o EAD conta com métodos inovadores de educação. A tecnologia empregada neste processo permite disponibilizar uma grande variedade de conteúdo que serve de apoio para a aprendizagem do aluno. Um dos diferenciais de instituições que oferecem o Ensino a Distância, como a UNIFENAS, é a tutoria exclusiva, ou seja, um atendimento personalizado de suporte ao aluno. Esta tutoria no EAD da Universidade é realizada por professores-tutores com titulação de mestres e doutores.

Embora tenha biblioteca e laboratórios virtuais, Regiane destaca que mesmo para o curso a distância a Universidade possui polos, distribuídos por Minas Gerais, nos quais os alunos podem frequentar ambientes físicos como bibliotecas, laboratórios de informática e salas de metodologias ativas. Para ela, o suporte educacional e administrativo deve ser uma realidade para que o EAD, de fato, permita ao estudante a "aquisição de autonomia e desenvolvimento de habilidades diferenciadas".

Um destaque relevante para se escolher uma instituição que possui o Ensino a Distância é pesquisar suas avaliações junto ao MEC. O Ministério da Educação analisa a "qualidade de ensino, corpo docente, infraestrutura, carga horária, atividades de ensino, pesquisa e extensão, além da eficácia da gestão e responsabilidade social". Regiane ressalta que a UNIFENAS é credenciada com nota máxima pelo MEC para a oferta de cursos EAD. O que revela que a Universidade atende a todos os critérios exigidos pelo Ministério.

A coordenadora do UNIFENAS Digital acredita que as perspectivas para o futuro dessa modalidade de ensino são positivas. "O Ensino a Distância é uma modalidade que se popularizou ainda mais com o auxílio da tecnologia e tem conquistado cada vez mais alunos. Devido a tantas vantagens, como a oferta de múltiplas plataformas para acesso a conteúdos, a presença do EAD no mercado [da educação] tende a crescer."