31 de agosto de 2021

Pandemia do Covid-19 também impacta a advocacia

Tema foi exposto em palestra proferida pelo presidente CAA/MG para estudantes de Direito

Dr. Luís Cláudio Chaves, presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais, durante a palestra na UNIFENAS

A prática forense do advogado, que podemos entender como a aplicação do conhecimento jurídico no dia a dia, e o jurisdicionado, que se refere àquele que está sob jurisdição ou julgamento de um juiz, foram os dois temas centrais explorados na palestra "A advocacia em tempos de pandemia". Ela foi proferida no auditório Professor Edson Antônio Velano, na UNIFENAS, câmpus de Alfenas, pelo Dr. Luís Cláudio Chaves, advogado, professor universitário e presidente da CAA/MG (Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais).

O evento adotou medidas de segurança em relação à Covid-19 e contou com a participação de alunos, professores, gestores da Universidade, autoridades do meio jurídico e advogados convidados. Estiveram presentes a magnífica reitora Profa. Maria do Rosário Araújo Velano, as pró-reitoras Dra. Larissa Araújo Velano (administrativo-financeira) e Dra. Viviane Araújo Velano Cassis (planejamento e desenvolvimento); o Prof. Mário Sérgio Oliveira Swerts, pró-reitor acadêmico; e o Dr. Marcelo Mezete, presidente da 21ª Subseção da OAB-MG.

O palestrante, que foi coordenador do curso de Direito da UNIFENAS, em Belo Horizonte, destacou os impactos causados pela pandemia na vida do advogado. Como disse, a rotina foi toda alterada. Eles tiveram que se adaptar às audiências virtuais, lidar com a instabilidade da internet, viram processos físicos ficarem parados e foram impactados economicamente. Ao mesmo tempo houve o aumento de demandas relacionadas à área de família, por exemplo, um maior número de separações, e empresas que tiveram que revisar seus contratos a partir da queda de rendimentos.

Em entrevista nos estúdios da emissora da TV educativa da Universidade, o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados, considerada o braço social da OAB-MG, destacou, como uma de suas medidas à frente da instituição, o aparelhamento das subseções no Estado. "Mais de 240, com equipamentos de última geração para que o advogado, inclusive, possa fazer audiências e julgamentos virtuais perante os tribunais", disse Dr. Luís Cláudio.

Sua passagem pela Universidade foi encerrada com uma mensagem aos estudantes de Direito: "A advocacia sempre foi, é, e será indispensável à pacificação social dos conflitos. E os conflitos tendem a ser resolvidos por meio do método alternativo de composição de litígio, também com uma conciliação, a mediação e a arbitragem. Então, acreditem sempre na força da advocacia para vencer os conflitos da sociedade".