7 de outubro de 2021

Corpo docente em constante atualização

UNIFENAS reafirma seu compromisso no desenvolvimento de seus professores

Aprimorar o processo de avaliação é um dos objetivos da capacitação ministrada on-line

Por meio do PADD (Programa de Acolhimento e Desenvolvimento Docente), parte integrante do ProDDU (Programa de Desenvolvimento Docente da UNIFENAS), professores da Universidade participam da capacitação "O ensino e a avaliação de estudantes centrados em competências: metodologias ativas, matrizes de referência e sistemas de avaliação". Fabrício Garcia, CEO da Plataforma Qstione, foi o responsável por ministrar a primeira capacitação, dividida em cinco encontros, com treinamentos e oficinas práticas.

Nesse primeiro contato com os professores, o CEO da Qstione disse que o objetivo foi trabalhar o planejamento pedagógico de forma a compreender desde o mínimo necessário para que se possa avaliar e ensinar bem os estudantes. Fabrício explorou tópicos do ensino por meio de metodologias ativas (sala de aula invertida, PBL e TBL, desenvolvimento de projetos, estudos de casos), discorreu a respeito da estruturação das matrizes de referência, articuladas com o mercado de trabalho, e destacou os modelos de avaliação. Como ele disse, a capacitação incentiva uma melhora na produção dos planos de ensino e por seguinte o processo de avaliação.

Ainda no que corresponde a avaliação, Fabrício a definiu como um "sistema de coleta de dados e evidências que podem ou não gerar indicadores de que os estudantes estão no caminho do aprendizado ou não". Assim como o resultado obtido só é válido para aquele momento, ele acredita que o exercício de avaliação, seja qual for o modelo, mesmo experimental, gera resultados interessantes, porém todos os modelos apresentam limitações. "As avaliações precisam ser articuladas entre si, precisam ser contínuas e cumulativas. Porque quanto mais a gente avalia, mais resultados nós temos e mais diluímos as variáveis que não estão relacionadas com o domínio do conhecimento. O professor tem que estar ciente disso."

Antes da exposição de Fábio Garcia, o Prof. Mário Sérgio Oliveira Swerts, pró-reitor acadêmico, já havia dito que é importante se avaliar bem para se ter um feedback coerente e efetivo. "Avalia-se para aprendizagem e avalia-se também a aprendizagem. Daí a necessidade de estar conectado com o que há de mais atual e instrumentalizado para aplicar o melhor processo em relação ao ensino e a aprendizagem", afirmou o professor.

"Esperamos que todas as contribuições possam agregar no nosso dia a dia. Saímos daqui com uma profunda reflexão para repensarmos nossos objetivos de aprendizagem", afirmou a Profa. Daniela Luchesi, diretora de graduação da UNIFENAS, ao encerrar o primeiro encontro da capacitação.

(Saiba mais: https://www.unifenas.br)