Notícias

29 de outubro de 2021

Acadêmicos participam de seminário de iniciação científica e inovação tecnológica

Aproximadamente 245 estudos desenvolvidos pela comunidade acadêmica foram inscritos


Everton Marques
Ampliar foto
Palestra abordou a "Divulgação científica: de todos para todos"

"A pesquisa científica está no dia a dia da UNIFENAS!" A professora Laura Helena Órfão, diretora de pesquisa e pós-graduação, fez esta afirmação com base no fato de que na UNIFENAS o aluno possui disciplinas de cunho científico, oportunidade de bolsa de iniciação científica e inovação tecnológica, estrutura física para desenvolver seus estudos e divulgá-los. Evento como o 16º Simpósio de Pesquisa e 20º Semic (Seminário de iniciação científica e inovação tecnológica) é um desses espaços para compartilhar o resultado de pesquisas. Este ano, com a pandemia, o Simpósio e o Seminário ocorreram on-line e contaram com a apresentação de aproximadamente 245 trabalhos.

A jornalista Simone Pallone de Figueiredo, doutora em política científica e tecnológica, especialista em jornalismo científico, proferiu a palestra de abertura. Ela falou da "Divulgação científica: de todos para todos". Diferenciou e demonstrou as formas pelas quais ocorrem a comunicação científica e a divulgação científica. A comunicação é aquela em que a troca de informações se dá entre os pesquisadores; já a divulgação científica é aquela em que se compartilha o conhecimento com a população, o que ela tratou como alfabetização científica e que impacta a vida das pessoas.

Para Simone Figueiredo antes da comunicação ou divulgação a regra é os pesquisadores se questionarem: Pra que divulgar? O que divulgar? Pra quem divulgar? Quando divulgar? Como e onde divulgar? Uma curiosidade, a internet e as redes sociais já são as formas mais usadas pelas pessoas para se informarem quanto à ciência e tecnologia. "Não tem como a gente fugir hoje das redes sociais. Acho que é o meio principal de divulgação científica. Mas não é o único. É isso, acho que você pode criar produtos e divulgar esses produtos nas redes sociais".

A palestra de abertura do 6º Simpósio de Pesquisa e 20º Semic (Seminário de iniciação científica e inovação tecnológica), com a jornalista Simone Pallone de Figueiredo, pode ser acessada pelo YouTube da UNIFENAS.



(Saiba mais: pós-graduação UNIFENAS)