11 de novembro de 2021

Educação em Saúde Bucal para mais de 250 crianças

Projeto integra programa que será desenvolvido ao longo de 3 anos da graduação em Odontologia

Estudantes aplicam o conhecimento e aprimoram sua formação profissional

Para quem está no 2º período do curso de Odontologia participar do projeto "Dente de Leite" foi um desafio. Com a proposta de desenvolver o conhecimento, por meio da Educação em Saúde Bucal, 84 universitários elaboraram material com folders e vídeos educativos para mais de 250 crianças atendidas na Clínica de Odontopediatria, do curso de Odontologia da UNIFENAS, câmpus de Alfenas. Segundo a professora Erika Pasqua Tavares, responsável pela disciplina de Atividade de Extensão II, o projeto é capaz de estimular a geração e a internalização de conhecimentos.

Um estande foi montado em frente da Clínica. A criatividade e a descontração foram necessárias para ensinar às crianças as técnicas de escovação; falar de escova, de pasta de dente, de fio dental e de enxaguantes; enfatizar a importância da alimentação saudável; e mostrar o quanto a saúde bucal também deve ser observada na gestante e nos bebês. O QR Code, nos folders, permitiu o acesso aos vídeos, alguns com os próprios alunos e em suas faces emojis animados.

Os universitários se dividiram em grupos para cada uma das ações. A aluna Maria Eduarda Pietra disse que percebeu muita disposição dos seus colegas para pesquisar e usar a criatividade para se atingir um resultado excepcional. "Foi uma experiência maravilhosa onde pudemos ver de perto a felicidade no sorriso das crianças ao receberem os produtos preparados por cada um da equipe, com todo carinho."

O projeto "Dente de Leite" integra o programa de extensão Faces, do curso de Odontologia. Esta iniciativa está dividida em seis momentos que culminam no 6º período da graduação: Faces da Odontologia, Dente de Leite, Harmonizar, OdontoVida, OdontoMais e Integra-Odonto. Ao comentar a atividade específica do Dente de Leite, a professora Erika destacou que foi desafiador e surpreendente. "Observar o envolvimento dos alunos em todas as atividades propostas e constatar amadurecimento deles, superando os desafios, produziu um resultado além de todas as expectativas."

A professora complementa que a atividade contou com o apoio da Professora Fernanda da Silveira Joia, diretora de extensão e assuntos comunitários. Foram 4 dias de evento , que envolveu 8 equipes de estudantes. "Foi uma experiência diferenciada e que o sorriso de cada criança envolvida e a motivação dos acadêmicos participantes deixaram evidente a importância das atividades de extensão para a formação de nossos alunos."

(Saiba mais: Odontologia -Alfenas)