17 de novembro de 2021

UNIFENAS obtém bons resultados no Guia da Faculdade

Publicação do Estadão em parceria com a Quero Educação avalia aproximadamente 16 mil cursos superiores no Brasil

24 cursos da UNIFENAS são estrelados com base na percepção de professores universitários que integram o banco de avaliadores do Guia da Faculdade

Considerada a maior pesquisa de opinião relacionada ao ensino superior brasileiro desde 2019, o Guia da Faculdade convida as instituições a submeterem os seus cursos à apreciação de coordenadores e professores que compõem o seu banco de avaliadores. A UNIFENAS (Universidade José do Rosário Vellano) participou de todas as edições e, em 2021, teve 24 cursos estrelados na publicação. Ao todo 16 cursos da Universidade receberam 3 estrelas e 8 foram avaliados com 4 estrelas.

As estrelas são atribuídas de acordo com a percepção dos avaliadores quanto ao projeto pedagógico, corpo docente e infraestrutura de cada curso. Nesta última edição, se destacaram com o “muito bom”, atribuído aos que recebem 4 estrelas, os cursos de Biomedicina, de Ciências Contábeis, de Farmácia e de Odontologia, todos do câmpus de Alfenas, e o curso de Odontologia, do câmpus de Varginha. Enfermagem e Medicina de Alfenas, assim como a Medicina de Belo Horizonte, também receberam as mesmas 4 estrelas do ano passado.

O nome dado à metodologia usada pelo Guia da Faculdade é "Avaliação por pares". Para que uma instituição possa participar, é preciso que esteja cadastrada no Ministério da Educação e só são avaliados cursos de bacharelado e licenciatura com ao menos uma turma já formada. Embora o Guia da Faculdade não seja uma avaliação oficial, ele é fonte de informação para os vestibulandos. A professora Fernanda da Silveira Joia, diretora de extensão e assuntos comunitários da UNIFENAS, afirma que a Universidade "procura estar em diversas plataformas, rankings, feira de profissões para facilitar o acesso às informações dos cursos" e, assim, auxiliar os estudantes na busca por um curso superior.

Quanto às 3 estrelas, os 16 cursos que as receberam foram: Agronomia, Administração, Ciência da Computação, Direito, Educação Física, Engenharia Civil, Estética e Cosmética, Medicina Veterinária, Nutrição, Pedagogia e Psicologia, estes do câmpus de Alfenas; Biomedicina e Fisioterapia, do câmpus de Divinópolis; Direito, do câmpus de Belo Horizonte; Direito, do câmpus de Campo Belo; e Psicologia, do câmpus de Varginha. Somadas as estrelas de todos os cursos da UNIFENAS, em 2021 a instituição recebeu 80 estrelas, e 5 cursos subiram de categoria.

A professora Fernanda Joia destaca que o resultado obtido pelos cursos se deve ao "trabalho coletivo e investimentos contínuos da instituição, reflexo da constante evolução". Ela complementa: "nosso resultado vem da oferta de uma educação de alta qualidade e que nos motiva a continuar trilhando este caminho para nossos alunos e futuros alunos".

(Saiba mais: Guia da Faculdade)