Notícias

13 de dezembro de 2021

Concurso gastronômico premia melhores receitas para o fim de ano

Os pratos concorreram nas categorias Natal e Ano Novo


Everton Marques
Ampliar foto
Acadêmicos na cozinha durante a montagem dos pratos

A colher bate na panela..., ao fundo alguém diz: "Vamos lá"! As dúvidas surgem. "Gente, vocês acham que está bom o molho?" Outros ensinam. "Na hora que estiver bem molinho, você bate tudo!" Tem quem avalie preliminarmente. "Hum, tá muito saborosa!" Mas só os jurados decidem. "Fiquei surpresa com o resultado que eles apresentaram." "Já tem uma bagagem, né, já dá para ver".

Desculpem o nariz de cera, esse primeiro parágrafo que nós, jornalistas, evitamos antes de entrar no assunto específico, neste caso o 1º Concurso Acadêmico de Gastronomia da UNIFENAS em parceria com o Restaurante dos Lagos. É que o momento tão "mágico" dos bastidores da cozinha não poderia deixar de ser contado. Foram dois dias de concurso, em que os acadêmicos de Gastronomia elaboraram pratos para o Natal e Ano Novo.

"Eu acho que trouxe uma experiência para a nossa futura jornada como gastrólogos". Conhecedores da arte e da ciência culinária, assim se define a palavra gastrólogos, pronunciada pela aluna Shirley Madureira. Título que ela e seus colegas receberão depois de formados. No concurso foi possível acompanhar essa arte que mistura cores, texturas, aromas e sabores. "Como nós estamos nessa área, nós gostamos de criar novidades, misturar, colocar um ingrediente diferente, com outro ingrediente", disse a acadêmica.

Na preparação de cada prato, era perceptível a preocupação das equipes, desde os ingredientes até o corte dos alimentos. "Porque é emoção, é o sentimento, aquele desejo de fazer o melhor possível. A gente coloca tudo no prato, foi uma experiência muito boa", confidenciou a aluna Luciana Fidelis.

Ainda nos bastidores, as equipes receberam o estímulo da coordenação do curso: "Acho que vai ser uma experiência muito legal para vocês". Prato finalizado, momento de submetê-lo aos jurados. Cresce a expectativa para ver quais os três melhores na categoria Natal e os três melhores na categoria Ano Novo. "Se Deus quiser, vai estar tudo ótimo", declarou a aluna Laura Ferreira.

Como jurados técnicos, professores da Gastronomia e, como jurados leigos, professores e também gestoras da Universidade. Eles avaliaram a combinação dos ingredientes; a apresentação dos pratos; o sabor, embora subjetivo; e a sintonia com a proposta do concurso, que é a de que os três vencedores de cada categoria integrem o cardápio de final de ano do Restaurante dos Lagos. “Foi extremamente satisfatório, porque a gente viu esses meninos entrarem no curso. Um ano atrás, muitos nem sabiam pegar em uma panela, pegar uma faca, digamos assim, e fazer trabalhos, assim, magníficos”, comemorou o professor Ávner Augusto Pires Pereira, coordenador do curso de gastronomia.

Com o primeiro lugar na categoria Ano Novo e o segundo lugar na categoria Natal, ao representar a sua equipe, a aluna Nilceia Pereira Martins, comedida em suas palavras, comentou que o concurso aprimora a aprendizagem. "Valoriza bastante, tanto no curso como para a gente apresentar o que está aprendendo, e foi muito bacana, gostei muito".

Os jurados consideraram o grupo da aluna Ana Maria Mroskowski responsável pelo melhor prato de natal. Para ela, concursos como este devem se repetir. "Foi uma experiência muito legal, porque a gente não esperava que ganharia. A gente fez com muita empolgação, muito amor e acho que está aí a maior prova. Tudo que você faz com dedicação, amor, é sucesso!"



Premiados e novos compromissos



Com a premiação, os vencedores nas duas categorias, agora treinarão os colaboradores do Restaurante dos Lagos. Os pratos farão parte do cardápio, sendo três no Natal e três no Ano Novo.

Os melhores na categoria Natal foram: 1º lugar - shoulder grelhado, com sofiatelli, que é uma massa, e uma salada natalina; no 2º Lugar - pernil recheado, cuscuz marroquino e vinagrete de frutas; e o 3º Lugar - costelinha suína com molho de goiaba picante, purê de queijo e farofa de pipoca.

Na categoria Ano Novo a premiação ficou assim: 1º Lugar - bacalhau gratinado com arroz de amêndoas e vinho branco; no 2º Lugar - lombo suíno em crosta de castanha e uma farofa de banana e bacon, com arroz, lentilha e cebola dourada; e o 3º Lugar - costela suína em crosta de erva, com purê de abóbora e arroz com castanhas. "Gastronomia é isso, gastronomia não é somente fazer pratos chiques, com ingredientes caríssimos, a gente tem que sempre analisar a proposta. Então, assim, o balanço foi extremamente positivo", afirmou o professor Ávner.

Além do coordenador do curso, o jurado técnico foi composto pelos professores Ricardo Lúcio Martins e Rodrigo Aparecido Terra. As professoras Fernanda da Silveira Joia, diretora de extensão e assuntos comunitários; Laura Helena Órfão, diretora de pesquisa e pós-graduação; e Daniela Luchesi, diretora de graduação, foram as juradas leigas.



(Saiba mais: Gastronomia UNIFENAS)