22 de dezembro de 2021

Casais oficializam matrimônio em cerimônia realizada na UNIFENAS

Universidade é uma das instituições que auxiliam no processo de conversão de união estável em casamento

Casais e a comissão organizadora da cerimônia posam para o registro histórico de mais uma cerimônia na Universidade

A UNIFENAS (Universidade José do Rosário Vellano), juntamente com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Ministério Público e os Centros Judiciários de Soluções de Conflitos e Cidadania, bem o Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais de Alfenas e o Núcleo de Prática Jurídica e Judiciária da Universidade promoveram a 4ª Audiência Pública de Conversão de União Estável em Casamento. Este ano, oito casais participaram da solenidade e receberam, gratuitamente, a certidão de casamento. Os alunos alunos e professores do curso de Direito, da disciplina de Atividade Integradora do 5º período, foram os responsáveis pela cerimônia e organização da documentação que a tornaram possível, no dia 4 dezembro, na Universidade.

Como explica a professora Carla de Oliveira Cezário, responsável pela disciplina, a proposta da audiência, que surgiu por meio da juíza aposentada Adriani Freire Diniz, então também docente da UNIFENAS, uni a sociedade para um trabalho social importante, que é o de reconhecer juridicamente as relações estáveis. "São casais que sonhavam em casar e não tinham a possibilidade até então. Que sonhavam em ter a cerimônia, um momento para reconhecer perante a sociedade essa união, que já existe há algum tempo. Em tornar válido perante a sociedade."

Em 2021, a pandemia influenciou no número de casais inscritos para a audiência. Os motivos foram relacionados à segurança dos envolvidos, assim como a limitação de familiares que poderiam presenciar a solenidade, que ocorre no auditório Professor Edson Antônio Velano, na Biblioteca Central da Universidade, desde a primeira edição. Este ano estiveram presentes à mesa da solenidade a Dra. Denise Lucio Tavela, juíza da Vara Cível da Infância e da Juventude, de Família e Sucessões; o Dr. Marcelo Fernandes dos Santos, promotor de justiça e professor da Universidade; Rafael Ferreira da Rocha, escrivão do Cartório de Registro Civil de Alfenas; e a profa. Ana Paula Barroso de Salles Paiva Prado, coordenadora do Núcleo de Prática Jurídica e Judiciária da UNIFENAS.

Como em anos anteriores, empresas colaboraram com a cerimônia de casamento, seja na organização ou até mesmo no empréstimo de vestidos de noiva. Os colaboradores foram: Tão Doce, Márcia Paiva Assessoria e Cerimonial, Metal Nunes e Denise Paiva. O curso de Estética e Cosmética da UNIFENAS também contribuiu com a maquiagem das noivas.

(Saiba mais: Direito)