16 de fevereiro de 2022

Exemplos que inspiram

Administradores contam sua trajetória profissional

Eles aprenderam com acertos e erros, encontraram o caminho, alcançaram resultados e agora colhem os frutos

Dany Cabral, Ricardo Oliveira Avigo, Luciana Coelho, Danilo Lino dos Reis e Luiz Roberto de Paula têm em comum o fato de que cursaram a mesma graduação. Todos são formados em Administração e são donos de histórias inspiradoras para quem sonha em se tornar empresário, servidor público ou administrador realizado profissionalmente. Eles encontraram o seu caminho ao enxergarem as oportunidades, com propósito e valores que lhes são caros. Bem-sucedidos em suas carreiras, os cinco participaram do “Momento do Egresso - Roda de Conversa com ex-alunos do curso de Administração da UNIFENAS”. Foram mais de 60 minutos de um bate-papo virtual e descontraído com os atuais alunos e futuros colegas de profissão.

As histórias deram conta de pessoas que souberam superar diferentes obstáculos. Pessoas que mudaram sua própria realidade por acreditarem que era possível fazer diferente, batalhar por algo que realmente faz sentido. Os relatos apresentaram vitórias como a do então vigilante Danilo Lino dos Reis, que iniciou o curso superior pela simples observação de que se outros poderiam se qualificar melhor, ele também poderia fazer o mesmo. Ou como a de Dany Cabral, uma jovem, filha de pais separados, que teve que trabalhar para ajudar no sustento da família e entrou na Universidade, alcançou a gerência de um banco e a abandonou pelo sonho de ter o seu próprio negócio.

Foram momentos inspiradores para os alunos que participaram da roda de conversa. Eles aprenderam que a observação pode influenciar o caminho a seguir. Exemplo que veio de Luciana Coelho, que enquanto funcionária de um banco, e que lidava com seguros, enxergou a oportunidade de criar a sua própria seguradora. Assim como Luiz Roberto de Paula que buscou fazer da administração uma ponte para alcançar a realização profissional, se tornar um líder e um gestor diferenciado na iniciativa privada. A persistência revelou ser uma de suas características. Mesmo diante de uma realidade financeira muitas vezes não tão favorável, ela o levou à pós-graduação em uma das melhores escolas de publicidade e marketing do país.

Às histórias contadas somou-se a de Ricardo Avigo. Ele, que estudou por meio do Prouni (programa do MEC que oferece bolsa de estudos), dedicou-se à formação e, assim como Luiz Roberto de Paula, se destacou aos olhos dos professores. O que lhe rendeu indicações para estágios; inclusive em uma multinacional. Seu objetivo de ser aprovado em um concurso para servidor público foi alcançado antes mesmo de receber o diploma.

Os egressos são como uma prova viva de que acreditar em si mesmo pode fazer toda a diferença em tornar sonhos realidade. Hoje Ricardo Avigo é administrador no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro, na cidade de Uberaba - MG; Dany Cabral empresária do ramo de eventos, com duas empresas ligadas a este setor; Luciana Coelho montou sua própria seguradora; Danilo Lino dos Reis enveredou pelo ramo imobiliário e da construção civil, juntamente com sua esposa montou uma empresa de administração de obras e locadora de equipamentos para construção; já Luiz Roberto de Paula ocupa o cargo de COO (Chief Operation Officer), o mesmo que diretor de operações, em uma distribuidora que conta com mais de 100 colaboradores.

Foram muitas as frases inspiradoras ditas no encontro mediado pelo professor Rogério Ramos do Prado, diretor de extensão e assuntos comunitários. Porém, talvez a singeleza do que disse Dany Cabral resuma bem o quanto o caminho pode ser difícil, mas com um final recompensador: “Tem dia que você pode não ter dinheiro para comer uma pizza. Mas vai ter dia que você terá dinheiro para comprar uma pizzaria toda”.