24 de fevereiro de 2022

Aula magna com o Desembargador Wilson Benevides

Calouros de Direito recebem informações que os motivam a focar no curso

A exposição do desembargador foi parabenizada por professores e alunos

O desembargador Wilson Almeida Benevides, do TJMG (Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais), ministrou a aula magna para os alunos ingressantes dos cursos de Direito da UNIFENAS, câmpus de Belo Horizonte, Alfenas e Campo Belo. A transmissão ao vivo ocorreu pelo canal Webinar UNIFENAS BH, no YouTube, e contou com a participação de estudantes e de professores.

O desembargador, que também é professor universitário, fez uma exposição direcionada aos calouros. Falou do passado, do presente, dos desafios do poder judiciário frente à tecnologia e motivou os estudantes a seguirem confiantes na carreira que abraçaram. Ele mesmo só chegou ao Direito após iniciar sua vida acadêmica no curso de Engenharia Civil e, posteriormente, se transferir para informática, área em que atuou antes de ingressar no curso de Direito, no período noturno. "A chave do sucesso é se desligar de fatores externos e focar no curso", aconselhou.

Os pontos de vista do convidado, em relação a determinados temas, foram elogiados pelos acadêmicos, que se manifestaram por meio do chat. Em uma de suas falas o desembargador Wilson Benevides destacou que é preciso debater quanto à eficiência das instituições, inclusive do judiciário. “Saber o que tem de errado em uma instituição é uma virtude e não um erro. Porque você só vai melhorar com uma leitura consciente, não emocional, por meio de premissas e conclusões; senão a instituição nunca evoluiu". Como afirmou, é preciso ter senso crítico em relação às instituições.

Na aula magna o currículo do desembargador foi lido pelo professor Paulo Marajá Mares Guimarães. Amigos de longa data, eles trocaram elogios. Antes de encerrar, houve um espaço para perguntas e respostas. Professores e alunos contribuíram para o momento de integração com o magistrado.

(Saiba mais: Webinar UNIFENAS BH)