8 de abril de 2022

Desenvolvimento na Primeira Infância

UNIFENAS recebe visita da representante da Fundação Bernard van Leer

Cláudia Vidigal, representante da Bernard van Leer, ladeada pela profa. Regiane Tercetti Rodrigues, coordenadora do UNIFENAS Digital, e pelo prof. Rogério Prado, diretor de extensão e assuntos comunitários, que a recepcionaram na Universidade

A UNIFENAS (Universidade José do Rosário Vellano) é parceira da Anup (Associação das Universidades Particulares) na implantação do curso "O Desenvolvimento na Primeira Infância". O curso, elaborado pela Associação e pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, conta com o apoio da Fundação Bernard van Leer no Brasil. Ele será ministrado na modalidade a distância e gratuitamente.

A responsabilidade social é uma das características do curso que aborda, por exemplo, o conceito, as necessidades, os direitos e as políticas públicas direcionadas para a primeira infância. Como uma das instituições piloto para a implantação do curso, a UNIFENAS recentemente recebeu a visita de Cláudia Vidigal, representante da Bernard van Leer. Ela esteve com as coordenações do curso de Pedagogia e da UNIFENAS Virtual para acompanhar as ações de disponibilização do curso virtualmente.

Cláudia disse que se emocionou ao ver que o material produzido chegará à rede pública de educação. Justifica seu sentimento a partir da afirmação de que viu na UNIFENAS, na área acadêmica, o trabalho em conjunto com a Anup ser levado diretamente para a política pública. "Essa é a primeira Universidade que está de fato implementando o curso. Levando-o para a população em geral! Nós trabalhamos por mais de um ano com a Anup na construção do conteúdo, na construção da forma, vídeos, podcasts, testes. Enfim, uma série de elementos formativos, que de nada serviriam se não chegassem à ponta! Nesse primeiro momento o que a gente precisa é ouvir o resultado dessa ação. Conhecendo a UNIFENAS, não tenho dúvidas de que virá um processo avaliativo, virão retornos da qualidade do curso, quais foram os temas que ele pôde melhor aprofundar e quais precisa de uma melhor qualificação, de aprimoramentos", enfatizou Cláudia Vidigal.

O curso de Pedagogia, que possui o Selo de Instituição Parceira da Primeira Infância, foi um dos responsáveis por credenciar a Universidade para desenvolver iniciativas direcionadas para crianças de 0 a 6 anos de idade, em parceria com a Anup. Como explicou a professora Maria Cristina da Silva, coordenadora do curso de Pedagogia, a partir do Selo a UNIFENAS criou a Lapis (Liga de Apoio à Primeira Infância Saudável), que tem por objetivo trabalhar as necessidades dessas crianças.

Por consequência dos fatos descritos, a Universidade tornou-se parceira para oferecer o curso "O Desenvolvimento na Primeira Infância", para graduandos em geral e para profissionais da Secretaria Municipal de Educação de Alfenas - MG. As professoras Maria Cristina e Sandra de Souza Alves Miranda serão as responsáveis pelos encontros síncronos com os participantes do curso.

Regiane Tercetti Rodrigues, coordenadora do UNIFENAS Digital, destaca que todo o material do curso, encaminhado pela Anup, foi estruturado no ambiente virtual pela equipe da Universidade. Ela lembra que foram abertas 90 vagas e ressalta que Alfenas foi a única cidade mineira escolhida para a oferta do curso. "A adesão foi muito positiva, uma vez que se trata de um curso inovador dentro de uma área muito importante, que é a de responsabilidade social", disse a coordenadora do UNIFENAS Digital.