Notícias UNIFENAS

Notícias

13 de abril de 2022

UNIFENAS recebe técnicos da Emater

Eles participam de capacitação do Programa Certifica Minas Café


Everton Marques
Ampliar foto
Técnicos da Emater e o representante da UNIFENAS no salão de eventos onde ocorreu a abertura do encontro

A Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais) promoveu na UNIFENAS, câmpus de Alfenas, o Encontro Técnico com Extensionistas que integram o programa Certifica Minas Café. Este programa é responsável por incentivar o desenvolvimento sustentável da cafeicultura. De 5 a 7 de abril, técnicos de diversas regiões de Minas participaram da capacitação.

Gélson Soares Lemes, diretor técnico da Emater, esteve presente para reafirmar o compromisso do governo mineiro em desenvolver o programa. "Nós estamos aqui discutindo o Certifica Minas Café, que é um programa, uma política pública de Estado, que certifica as propriedades produtoras de café visando a exportação; onde vamos ter um café rastreado, de qualidade e sustentável".

Como disse o diretor, o café é um dos principais produtos de exportação de Minas e a Emater, em sintonia com o governo do Estado, roda todas as regiões, com a parceria de sindicatos, cooperativas e associações de produtores, para levar capacitação aos técnicos e aos produtores rurais.

Bernardino Cangussú Guimarães, gerente de divisão de suporte da Emater, conhece bem o programa. Ele participou das primeiras ações que levaram a criação do Certifica Minas Café. "Esse programa é estratégico para a cafeicultura brasileira. Minas Gerais é o maior exportador de café do mundo, maior produtor, e o mundo precisa de café sustentável. Cobra-se essa nova postura do produtor e da sociedade. Desde 2006 nós temos o programa de certificação, e é o único estatal aceito mundialmente. Então, é um ganho muito grande para os cafeicultores de Minas Gerais", destacou Bernardino.