20 de abril de 2022

Nova composição da CPA assume mandato 2022/2025

A comissão auxilia no planejamento de possíveis melhorias para a Universidade

Parte dos novos membros da CPA que esteve presencialmente no câmpus de Alfenas e a reitora Profa. Maria do Rosário Araújo Velano

Os novos membros da CPA (Comissão Própria de Avaliação) da UNIFENAS assumiram formalmente em reunião presidida pela magnífica reitora, Professora Maria do Rosário Araújo Velano, no câmpus de Alfenas, no dia 7 de abril. Parte dos integrantes estava presencialmente e outros virtualmente. A nova gestão, que terá a duração de três anos, é composta por representantes do corpo docente, do corpo técnico-administrativo, do corpo discente e representantes da sociedade civil organizada.

Com autonomia para atuar em relação aos órgãos colegiados da Universidade, a comissão é responsável por conduzir o processo de avaliação interna da instituição e pela sistematização e prestação de informações que venham a ser solicitadas pelo INEP/MEC (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira e Ministério da Educação). Como acrescenta a professora Sandra Remondi, coordenadora da comissão, o mandado respeita o ciclo avaliativo trienal do MEC. "A CPA é extremamente importante, pois trabalhamos com avaliação 360 graus. Isto significa que o aluno avalia o docente, o docente avalia a turma, a coordenação avalia a turma, todos avaliam a coordenação e todos se autoavaliam. É um momento, inclusive, de reflexão do que se deixou de fazer ou se fez tudo o que podia."

Pode-se dizer que a comissão ajuda a nortear o planejamento futuro da Universidade. A coordenadora disse que os resultados da CPA, tanto acadêmicos, como a parte estrutural, física e tecnológica, auxiliam no planejamento anual da instituição, o que leva a possíveis melhorias. "Aqui nós realmente utilizamos os dados. A avaliação na UNIFENAS começou em 2001 e o MEC só passou a exigi-la em 2004. O que demonstra que temos uma cultura avaliativa e torna o nosso trabalho valorizado."

Os novos membros da CPA são: corpo docente composto por Bruno Tobias, de Alfenas; Daniel Limongi Alvarenga Alves, de Campo Belo; Laila Pereira da Silva, de Alfenas e Poços de Caldas; e Patrícia Carolina de Souza Pereira, do EaD. O corpo técnico-administrativo com a professora Sandra Regina Remondi Introcaso Paschoal, coordenadora da CPA; Ivanilda Cabral da Costa Chaves, de Alfenas; Gabriel Drumont Rocha, de Belo Horizonte; e Luciene Siqueira, de Divinópolis. O corpo discente está representado por Ashley Baliza Oliveira, do curso de Odontologia de Varginha; Matheus Felipe Camargo, do curso de Medicina de Alfenas; e Sineide Maria da Silva, do curso de Direito de Alfenas. Já Marcelo Mezete de Paula Vieira, Myrian Cambraia Franco e Marly Moreira Dias são os representantes da sociedade civil organizada.