Notícias

9 de maio de 2022

Núcleo de Direito Ambiental participa de ação direcionada às Mudanças Climáticas


Daniela Rodarte
Ampliar foto
Instituições se uniram para desenvolver a atividade

Em homenagem ao Dia Mundial da Água e ao Dia Nacional de Conscientização das Mudanças Climáticas, a UNIFENAS, câmpus de Campo Belo, por meio do Núcleo de Direito Ambiental (NDA), coordenado pelo advogado e Prof. Paulo Engel, e a 15ª Subseção da OAB/MG, por meio da sua Comissão de Direito Ambiental, presidida pelo egresso da UNIFENAS, Dr. Antônio Almeida, realizaram em março um evento de distribuição gratuita de variadas mudas de árvores.

O objetivo do evento foi atingido, pois houve participação marcante da comunidade. Diversas pessoas passaram pelo local, na Praça dos Expedicionários, e interagiram e se informaram a respeito da importância de preservação das águas e da manutenção do equilíbrio climático. A equipe organizadora do evento acredita que as mudas doadas terão destinos muito satisfatórios, pela empolgação e alegria no olhar de quem as recebeu.

Duas acadêmicas do curso de Direito, integrantes do NDA, Cristina França e Maíse Fiorini, atuaram na entrega de mudas à população. A Universidade contribuiu também com a impressão de 200 marcadores de páginas de livros e material de divulgação. Foram doadas cerca de 110 mudas de ipê, jambolão, pata de vaca, manga, abacate, castanha do Ceará, uvaia, pitanga, jambolão, graviola, ameixa, grumixama, entre outras. As mudas foram doadas pelas empresas Jaraguá, de Formiga, e Gelico, de Campo Belo, bem como pelo viveiro do DEMAE, de Campo Belo, que também contribuiu com a doação de 50 garrafinhas de água.

A Polícia Militar do Meio Ambiente participou ativamente do evento, expondo animais embalsamados e vivos, o que chamou bastante a atenção dos presentes. O evento contou também com o apoio do IEF e CODEMA/CB; da Professora da UNIFENAS, Danielle Belchior, na condição de presidente da 15ª Subseção da OAB, Campo Belo; e do egresso do curso, João Eduardo Theodoro, advogado e vereador do município, ainda integrante do NDA, na condição de colaborador externo.