19 de maio de 2022

NAF esclarece dúvidas relacionadas ao imposto de renda

Contribuinte tem até o final deste mês para fazer sua declaração

Alunos e professores participaram de mais um "NAF na Praça"

O contribuinte de Alfenas-MG que fará sua declaração de imposto de renda pessoa física 2022 teve a oportunidade de tirar dúvidas no "NAF na Praça". Com estande montado na Praça Getúlio Vargas, no dia 7 de maio, integrantes do NAF UNIFENAS (Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal), formado por professores e alunos do curso de Ciências Contábeis, orientaram e tiraram dúvidas quanto à declaração que deve ser entregue até o dia 31 de maio.

A professora Ana Maria Santana do Amaral, coordenadora do curso e do NAF, destaca que toda a documentação referente a gastos com educação; saúde; informes de rendimento, que no caso dos aposentados pode ser obtido junto ao INSS ou ao Núcleo, que desenvolve suas atividades em parceria com a Receita Federal, deve ser reunida para o preenchimento da declaração. Quem recebeu rendimentos tributáveis acima do limite de R$ 28.559,70 é obrigado a declarar. Porém, fique atento, pois há ao menos outras quatro situações em que o contribuinte pode e precisa declarar. Estas informações estão disponíveis no site da Receita Federal (www.gov.br/receitafederal).

As dúvidas mais comuns neste ano estão relacionadas ao auxílio emergencial. Como explicou a professora, as pessoas devem declarar o auxílio para justamente evitar questionamentos da Receita. Outro ponto que merece atenção é em relação a investimentos, até mesmo de criptomoedas, que também necessitam ser declarados. Estas e outras dúvidas foram esclarecidas no "NAF na Praça"; mas qualquer contribuinte ou empresário pode ir à sede do Núcleo para auxiliá-lo quanto à declaração, ao MEI ou ao Simples Nacional. O NAF UNIFENAS está aberto todas as terças e quintas-feiras, de 8h às 11h, na Rua Juscelino Barbosa, nº 1328.